Especialista Petronas dá dicas para ingressar no segmento
Especialista Petronas dá dicas para ingressar no segmento, uma vez que o setor industrial brasileiro registrou crescimento de 1,8% nos cinco primeiros meses de 2025.
A indústria automotiva é uma das principais colaboradoras do índice, com aumento de 12,2% na produção.
Com o avanço, subiram também novas oportunidades de emprego no setor: somente neste ano, foram gerados 12.919 novos postos, segundo dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).
Em vista da expressiva expansão, Tatiana Villefort, diretora de RH da Petronas Lubrificantes Brasil (PLB), marca referência em fluidos para motores, dá dicas para jovens profissionais que buscam entrar neste mercado.
A produção de veículos é fundamentada em desenvolvimento tecnológico constante, por isso, investir em conhecimento técnico é o primeiro passo para entrar na área.
“Cursos, graduações ou especializações em áreas como engenharia mecânica, automotiva, mecatrônica, ou até mesmo em administração e marketing com foco no segmento, são opções de investimento em educação formal para começar a carreira”, diz Tatiana.
“Além disso, as habilidades comportamentais são cada vez mais valorizadas”, complementa. Capacidade de resolver problemas, de trabalhar em equipe, comunicação eficaz e pensamento crítico são algumas soft skills (competências interpessoais) que os recrutadores procuram nos candidatos.
“O mercado automotivo muda rapidamente, então a resiliência e a adaptabilidade são fundamentais”, explica a executiva.
Essas mudanças constantes exigem que os ingressantes conheçam o setor a fundo, desde a área de pesquisa e desenvolvimento, onde nascem as inovações, passando pela fabricação, distribuição, até as vendas.
“Pesquisar sobre as tendências atuais, como eletrificação, veículos autônomos e conectividade é um diferencial. Conhecimento é poder, e demonstrar isso traz destaque no segmento”, aconselha.
Conhecimentos práticos também valorizam o candidato, mesmo em vagas de nível inicial. Trabalhos voluntários, projetos extracurriculares e participação em eventos do setor são experiências que demonstram o interesse, além de serem oportunidades para networking.
Sobre isso, Tatiana explica: “Não é sobre pedir favores, mas sim sobre construir relacionamentos. Iniciar conversas é uma forma simples de gerar conexão, o que pode abrir portas”.
Demonstrar paixão e proatividade são as dicas finais da diretora de RH. Durante entrevistas e outros momentos de comunicação, é importante mostrar o interesse pelo mercado automotivo: “Empresas buscam pessoas que realmente se importam com o que fazem.
O início de carreira é um período de aprendizado intenso, cheio de desafios, mas também é a primeira chance de crescer”.
Tatiana Villefort, diretora de RH da PETRONAS Lubrificantes Brasil (PLB)