Estudo com IA identifica causas dos acidentes de trânsito

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Um estudo com IA do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) com a Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) identificou fatores relacionados à gravidade de acidentes.

Com isso, para chegar aos resultados, o grupo aplicou técnicas de mineração de dados e inteligência artificial, analisando dois conjuntos de dados fornecidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR): o primeiro de 2004 a 2013, e o segundo de 2019 a 2024.

Ou seja, os modelos gerados apresentaram altos índices de acerto: acima de 94% para o primeiro período e entre 86% e 89% para o segundo.

Portanto, os resultados indicaram que a presença de perímetro urbano esteve associada a um aumento de 90% na ocorrência de acidentes. 

Com isso, veja os outros fatores que contribuíram para a frequência dos sinistros incluem: 

1. Presença de segunda ou terceira faixa (65,8%); 
2. Maior sinuosidade do terreno (62,2%);
3. Áreas de ultrapassagem com sinalização por linha tracejada (56,3%); 
4. Presença de acostamento (53,9%);
5. Iluminação insuficiente nas vias (48,2%). 

Quanto à gravidade dos acidentes, a análise revelou correlação com:

1. Presença de perímetro urbano (93,5%);
2. Maior sinuosidade do terreno (66,8%); 
3. Baixa iluminação (62,1%); 
4. Áreas de ultrapassagem (59,7%)
5. Velocidades mais elevadas nas vias (44,5%).

Ou seja, segundo os pesquisadores, foram aplicadas quatro técnicas para o uso do software CBA (Classification Based on Associations), capaz de construir regras de classificação para prever acidentes fatais. 

Logo, a partir de registros de acidentes, os pesquisadores treinaram um algoritmo utilizando variáveis como o perfil dos usuários, as características da infraestrutura viária, as condições ambientais e os tipos de transporte envolvidos, podendo reconhecer as causas associadas.

Portanto, o objetivo do estudo de IA é contribuir para a mudança desse cenário, apontando a importância de medidas de mitigação.

Entre eles estão a implantação de vias de contorno, passagens em desnível, radares, lombadas eletrônicas, sinalização vertical e semáforos, para reduzir a severidade dos acidentes.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que mais de 3,5 mil pessoas morrem, diariamente, em acidentes de trânsito no mundo, o que representa cerca de 1,3 milhão de óbitos por ano. 

No Brasil, somente em 2024, mais de 6 mil pessoas pmorreramem sinistros registrados nas rodovias federais, conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo o professor Fabio Teodoro de Souza, a metodologia permite prever riscos com maior precisão e orientar intervenções de forma estratégica. 

“Acreditamos que a mineração de dados aplicada à segurança viária tem enorme potencial para apoiar a formulação de políticas públicas mais eficazes, com base em evidências concretas”, disse.

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