Estudo diz que estradas estão melhores

Rei Pelé volta às telas em anúncio de novo carro da BYD
Rei Pelé volta às telas com a BYD
08/07/2024
Saiba fazer manutenção correta de filtros, velas e pneus
17/07/2024
Anchieta-Imigrantes com 5 milhões de veículos

Anchieta-Imigrantes com 5 milhões de veículos. SP tem as melhores condições

Para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as rodovias federais brasileiras começaram apresentar resultados significativos na qualidade. Logo, estudo confirma que estradas estão melhores.

Segundo o Índice de Condição da Manutenção (ICM), em maio, todo o país registrou recorde da melhor proporção de malha boa (70%) e menor proporção de malha péssima (12%). Essa média não era melhor desde 2016.

Estudo diz que estradas estão melhores

Como grau comparativo, em 2022, o ICM foi de 52% de malha boa e 23% de ruim e péssimo.

Logo, índice é calculado mensalmente pelo DNIT após levantamento de campo, buscando classificar cada segmento em quatro categorias: péssimo, ruim, regular ou bom.

Veja também: Importação de pneus preocupa a indústria nacional

Em 2023, a execução orçamentária chegou a R$ 14,5 bilhões, por meio de medidas como a Emenda Constitucional 126/2022.

Mas, em 2024, o governo pretende ampliar ainda mais os investimentos por meio dos leilões de concessões rodoviárias e otimização de contratos, entre outras ações.

Onde estão os melhores índices?

Em São Paulo, está o maior índice de melhora no ICM. No mês de maio, o indicador bom foi de 93% e o ruim e péssimo ficou em 2%. Em 2016, 43% das rodovias paulistas foram consideradas boas e 32%, ruins.

Veja mais: VW Virtus será produzido no Paraná

Espírito Santo é outro destaque: no mês de maio, o indicador bom foi de 94% e o ruim e péssimo ficou em 1%. Em 2016, o ICM bom marcou 56% e o ruim e péssimo 12%.

No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul chama atenção: o estado fechou maio com 85% do ICM bom e somente 1% ruim. Em 2016, esse indicador era de 53% e 25%, respectivamente.

Saiba a meta do governo para a qualidade das rodovias

Conforme o porta-voz do Ministério dos Transportes, rodovias em boas condições diminuem o custo de manutenção de veículos e, consequentemente, o custo Brasil. Por isso, a meta do governo é avançar ainda mais, em 80% da malha boa, atingindo o melhor nível de toda história do Brasil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *