Ambipar inaugura posto de combustível em sua sede, em Nova Odessa (SP), para abastecer veículos corporativos com etanol produzido a partir de resíduos de alimentos
Etanol de resíduos alimentares já é realidade. Isso mesmo, o modelo de extração já funciona e abastece uma frota de veículos.
Ou seja, a unidade inédita, inaugurada pela Ambipar, soluções ambientais, oferta etanol para carros feito a partir de resíduos da indústria alimentícia.
Chamado de Ambiálcool, o projeto, localizado em Nova Odessa (SP), abastecerá a frota de veículos leves da companhia. Por isso, o nome faz junção das palavras Ambipar e álcool.
Concebido em 2021, a partir de resíduos de açúcar varridos no Porto de Santos, a Ambipar passou a produzir álcool proveniente de sobras dos processos produtivos.
Entre as indústrias fornecedoras dessas perdas estão as de balas, chocolates, biscoitos, macarrões, pães, entre outros.
Cada tonelada desses resíduos, desde que tenha alto teor de açúcar, acima de 35% de Brix, pode render de 200 a 350 litros de álcool concentrado.
“É um trabalho que valoriza resíduos que podem causar impactos ambientais e de custos, transformando-os em um produto nobre e de alto valor. E quanto mais amido e sacarose tiver o resíduo, mais álcool ele produz”, explica Gabriel Estevam, engenheiro ambiental e diretor corporativo de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ambipar.
Desde o início do projeto, as usinas produziram pelo menos 500 mil litros de álcool — nas versões 46%, destinado à limpeza, e 70%, para higienização — além do etanol.
Por mês, a Ambipar processa mais de 500 toneladas de resíduos da indústria de alimentos. “O Ambiálcool é inovador e feito a partir de fontes secundárias. O que é interessante porque o Brasil produz muito álcool a partir da cana-de-açúcar e estamos utilizando resíduos que geram impactos na sua destinação convencional, que passou por todos os testes de qualidade de órgãos de controle e fiscalização”, destaca o pesquisador.
No mês passado, a Ambipar conquistou o “Green Product Awards 2025”, premiação internacional que reconhece produtos de empresas e startups que se destacam em sustentabilidade.
O projeto, único da América Latina reconhecido nesta edição, venceu na categoria Audiência ao superar mais de 1.500 trabalhos inscritos de mais de 45 países.