Fábrica da VW e Audi no Paraná completa 25 anos. Inaugurada em 18 de janeiro de 1999, a fábrica da Volkswagen e Audi do Brasil, em São José dos Pinhais (PR), completa 25 anos.
Referência em modernidade, eficiência e sustentabilidade nos processos produtivos, a unidade paranaense tem uma área construída atual de 1.300.000 m². Desde a sua inauguração, a fábrica de São José dos Pinhais já produziu mais de 3 milhões de veículos.
Atualmente, a fábrica produz o modelo Volkswagen T-Cross, o SUV mais vendido em 2023, com 72.445 emplacamentos no ano. Recentemente, a VW alcançou o marco de 80 mil unidades do T-Cross exportadas para 18 mercados na América Latina e África. Além dele, a planta em São José dos Pinhais também produz os modelos Q3 e Q3 Sportback, da Audi do Brasil.
“Esse é um momento muito importante para a fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais. Nesses 25 anos, já foram produzidos na unidade modelos que fazem sucesso nas ruas até hoje, como o Golf, Fox, CrossFox e SpaceFox, além da Saveiro. Atualmente, fabricamos o T-Cross e celebramos seu sucesso, como o SUV mais vendido do Brasil em 2023”, celebra Cesar Drazul, plant manager da fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais.
Leia mais: Filme da Ferrari chega em fevereiro de 2024 no Brasil
Conhecida pela sustentabilidade, a fábrica se destaca por utilizar tecnologia em todo o seu processo. Solda a laser e pioneirismo no uso de tinta à base de água na pintura são alguns dos destaques.
Nos escritórios e nas áreas produtivas, há iluminação natural em grande escala, o que contribui para a redução do consumo de energia e bem-estar dos colaboradores. Além disso, a ampliação do uso de telhas de policarbonato transparentes nas áreas produtivas intensificou a incidência da iluminação natural e economia de energia.
Uma estação meteorológica instalada no prédio da Pintura monitora as variações climáticas como temperatura externa, umidade relativa do ar e volume de chuva. Com os dados, a unidade consegue racionalizar o uso de energia e de gás natural ao controlar de forma precisa a quantidade de água fria ou quente fornecida para a climatização das cabines de pintura automotiva. Em dias quentes, por exemplo, a fábrica reduz o consumo de gás natural usado para aquecer caldeiras e, em dias frios, reduz a energia elétrica usada nos equipamentos que fornecem água gelada para resfriamento.
1999: Inauguração da fábrica e produção do Audi A3.
2003: Lançamento do Fox.
2005: Lançamento do CrossFox.
2011: Marco de 500 mil Golf produzidos.
2012: Dois milhões de veículos produzidos.
2013: Anúncio do investimento de R$ 520 milhões para a produção do Novo Golf e a chegada da plataforma MQB na unidade.
2015: Lançamento da linha Fox Rock in Rio e produção do Audi A3 Sedan.
2016: Produção do Novo Golf e Audi Q3.
2017: Início da produção do Fox Connect e Fox Xtreme.
2018: Anúncio do investimento de R$ 2 bilhões para o desenvolvimento e a produção do SUV T-Cross e o marco de 2,6 milhões de veículos produzidos desde 1999.
2019: 20 anos da unidade, com início da produção do T-Cross.
2020: VW celebra marco de 100 mil unidades do T-Cross produzidas no PR.
2021: VW T-Cross atinge marca de 200 mil unidades produzidas no PR.
2022: T-Cross é eleito o SUV compacto com menor custo de uso do Brasil e fábrica da Audi é reinaugurada com os modelos Q3 e Q3 Sportback.
2023: Lançamento do T-Cross The Town e atinge o marco de 80 mil unidades do T-Cross exportadas para 18 mercados na América Latina e África. T-Cross foi o SUV mais vendido do Brasil em 2023, com 72.445 unidades.