Fabricas apostam no agro. Hoje começa a Show Rural Coopavel, ela vai até 9 de fevereiro, em Cascavel, no Paraná. A retomada das feiras rurais está sendo um movimento natural que os fabricantes de caminhões, tratores, pneus e de utilitários, estão fazendo.
Na Coopavel estão confirmadas as seguintes marcas: Fiat, Jeep, Nissan, Mitsubishi, Toyota, Chevrolet, Ford, Audi e Volvo. Com exceção das duas marcas premium, todas as outras produzem picapes pequenas, médias e grandes, modelos muito adquirirdos pelo segmento e que podem ser financiados por meio de crédito rural. Ao todo, o grupo Stellantis levará na 36ª edição da Show Rural mais de 50 produtos ao evento.
Leia mais: Nova Frontera tem imagem revelada
Organizado pela Cooperativa Agroindustrial Coopavel, o evento reúne produtores rurais, empresas agrícolas e profissionais do agronegócio para exposições de maquinário, inovações tecnológicas, e discussões sobre práticas sustentáveis.
Já, entre 29 de abril e 3 de maio, ocorre outro evento de tradição. Trata-se da Agrishow em Ribeirão Preto, São Paulo. Na última edição, a feira reuniu em 2023 mais de 800 marcas expositoras e mais de 195 mil visitantes qualificados em 520.000 m² de área.
Entre as empresas que estarão na Agrishow estão: Ford, GM, Jaguar e Land Rover, Michelin, FTP, Pneuzão, Mobil, entre outras. Em 2023, a Agrishow movimentou R$ 13,29 bilhões em negócios, um aumento real de 9,5% em relação à edição de 2022, que marcou R$ 11,23 bilhões. No total, mais de 200 mil pessoas circularam pelos estandes montados em Ribeirão Preto, São Paulo.
Leia mais: Um Audi Q8 feito para o Dakar
Qual é a importância do agronegócio para o Brasil?
Vale lembrar que o agronegócio no Brasil é uma força significativa na economia, destacando-se como um dos maiores produtores e exportadores mundiais de commodities agrícolas, como soja, carne bovina e açúcar.
O setor adota tecnologias avançadas, incluindo agricultura de precisão, e enfrenta desafios como a pressão por práticas sustentáveis e questões ambientais. Cooperativas agrícolas desempenham papel vital na organização e apoio aos agricultores. O país busca conciliar a produção com a sustentabilidade, enfrentando desafios logísticos e de regularização fundiária. As exportações agrícolas são uma parte substancial do comércio internacional brasileiro.