Feitiçaria? Tarifas dos EUA devem impactar exportações de pneus

Vendas e emplacamentos de veículos crescem em 2024
Processo de emplacamento em SP tem um novo modelo
05/08/2025
GM e Hyundai anunciam os carros desenvolvimento compartilhado
GM e Hyundai anunciam os carros desenvolvimento compartilhado
07/08/2025
Goodyear lança Kmax

Goodyear lança nova geração do Kmax em Anip preocupada com EUA

Feitiçaria? Tarifas dos EUA devem impactar exportações de pneus. O alerta veio da própria ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). 

Ou seja, a nova tarifa extra imposta pelos EUA deve impactar diretamente as exportações brasileiras de pneus agrícolas, de carga e de motos.

Portanto, esses produtos passarão a ser taxados em 50%, somando a tarifa emergencial e a adicional, segundo a associação.

[Caso as tarifas dos EUA se mantenham até o dia 7 de agosto]

Logo, os pneus de passeio, que já haviam tido aumento em maio, seguem com alíquota de 25%. Já os pneus de aeronaves, que não são produzidos no Brasil, terão tarifa extra de 10%.

De janeiro a junho deste ano, o Brasil exportou:

a) 4,22 milhões de pneus de passeio, sendo 34% destinados aos EUA;
b) 1,32 milhão de pneus de carga, com os EUA comprando 38%;
c) 54,5 mil pneus agrícolas, com apenas 1% enviados aos EUA;
d) 751,5 mil pneus de motocicletas, sendo 8% exportados para o mercado americano.

“As tarifas de 50% e 25% impostas pelo governo norte-americano trazem grande preocupação”, afirma Rodrigo Navarro, CEO da ANIP.

Por exemplo, em 2024, até junho, o Brasil exportou 5,5 milhões de pneus, o que representou 22% das vendas da indústria.

Desse total, 1,9 milhão de unidades — ou 35,3% — foram enviadas aos Estados Unidos. Em 2023, o volume exportado para o país foi de 3,2 milhões, equivalente a 33,2% das exportações.

Tarifas dos EUA devem impactar SP, BA, RS, RJ e PR

Segundo a ANIP, os estados mais impactados pela medida são São Paulo e Bahia. Em 2024, São Paulo respondeu por 49,4% das exportações, participação que subiu para 52,7% em 2025, com nove fábricas.

A Bahia ficou com 24,3% em 2024 e 21,9% em 2025, com três unidades. Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná também abrigam plantas industriais relevantes no setor.

ANIP também pede a elevação de taxas para pneus importados

Vale dizer que esse não é a única desavença dos fabricantes, uma vez que a própria entidade briga para que o Brasil tenha medidas protetivas diante dos importados. 

Portanto, é possível dizer que se de um lado se briga para abaixar, do outro, se luta para subir. 

Lançamento Goodyear: Kmax S GEN2

Mas em meio aos altos e baixos, a Goodyear aproveitou o momento de inquietação do mercado e lançou o Kmax S GEN2 com uma nova capacidade de carga.

Agora, o modelo tem capacidade de até 200 kg por pneu e mantendo na prateleira a versão anterior. Ele está disponível nas medidas 295/80 R22.5 e 275/80 R22.5.

Vale dizer que o KMax S GEN2, lançado pela Goodyear em 2023, oferece maior vida útil e até 11% a mais de quilometragem se comparação à sua geração anterior.

A fabricante desenvolveu o produto especialmente para operações de transporte intermunicipal e interestadual, nas quais a longevidade dos pneus é crucial para otimizar o custo de operação.

O modelo conta com carcaça reforçada por quatro cintas de aço, o que permite maior número de recapagens e, consequentemente, reduz o custo por quilômetro rodado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *