A Randoncorp levou para Fenatran seu primeiro veículo autônomo para circuitos fechados, o AT4T. A tecnologia é 100% brasileira e foi desenvolvida pelo Instituto Hercílio Randon (IHR), primeira instituição brasileira de ciência e tecnologia voltada ao setor automotivo.
Conceitual, o AT4T, Autonomous Technology For Transportation, é um produto-conceito de tecnologia autônoma para movimentação em ambientes controlados, desenvolvida de forma exclusiva pela companhia.
O projeto foi anunciado para investidores em novembro de 2023 e, pela primeira vez, foi apresentado ao público na feira.
A tecnologia é baseada em quatro pilares fundamentais: Hardwares de Alto Desempenho, Sistema de Percepção, Sistema de Tomada de Decisão e Sistema de Controle.
Integrados a um algoritmo patenteado, esses sistemas permitem a operação autônoma e precisa de veículos em ambientes controlados.
Sensores inteligentes estrategicamente posicionados no veículo e tecnologias avançadas de navegação asseguram monitoramento constante do entorno, ajuste automático de velocidade e execução de movimentos precisos.
O algoritmo é apto a realizar manobras altamente complexas, incluindo a manobra reversa de veículos articulados e estacionamento em qualquer tipo de ambiente, sem a necessidade de intervenção humana.
Segundo a Randocorp, o veículo consegue se acoplar em cavalos mecânicos com a 5ª roda automaticamente.
A montadora ainda explica que a segurança da tecnologia é dada por sensores, câmeras, GPS e radares que o veículo possui.
Todo caso, o AT4T proporciona ganhos na otimização logística e segurança para operações em ambientes controlados.
A plataforma de testes, exibida, conta com sistema de tração 100% elétrica e foi projetada para atuar em locais de acesso restrito, como terminais portuários, aeroportos, pátios logísticos e armazéns.
Veja mais: Avaliação: Novo Citroën C3 You 2025 com motor turbo
Saiba mais: Nova Rampage 2025 com motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv