A participação da Fiat SpA no capital da Chrysler Group LLC foi ampliada hoje de 53,5% para 58,5%. Isso porque a terceira e última cláusula de performance pactada foi alcançada.
Segundo o Acordo Operacional que, em junho de 2009, estabeleceu os termos de cooperação entre as duas fabricantes de veículos, cada cláusula de performance atendida equivale a uma participação de 5% no capital da companhia norte-americana.
O último compromisso da Fiat SpA assumido junto ao Departamento do Tesouro dos Estados Unidos previa o desenvolvimento de um veículo com motor econômico e eficiente, capaz de percorrer 40 milhas por galão de gasolina (17 quilômetros por litro de combustível), a ser produzido nos Estados Unidos.
A meta foi alcançada em dezembro, quando a Chrysler Group confirmou esta marca de consumo em testes realizados com o Dodge Dart, seu novo sedan quatro portas. O veículo será apresentado ao público no próximo dia 9, no North American International Auto Show (NAIAS), o Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos.
Assim, a Fiat SpA passa a deter 58,5% do capital da Chrysler Group, enquanto os 41,5% restantes pertencem à UAW Veba, o fundo de pensão dos trabalhadores da empresa norte-americana.
No Brasil, o primeiro veículo fruto desta parceria que está sendo cmercializado é o Freemont (derivado do Journey) e o segundo é o Fiat 500, agora fabricado na unidade mexicana da fabricante americana.