Fiat Prêmio completa 40 anos de história na indústria automotiva
Fiat Prêmio completa 40 anos: um ícone da indústria automotiva brasileira. Afinal, vale lembrar do primeiro sedã derivado do Uno e de um dos modelos mais revolucionários da Fiat no Brasil.
Produzido no Polo Automotivo de Betim (MG) entre 1985 e 1994, o Prêmio marcou época ao trazer inovações e diferenciais que o tornaram um dos carros mais icônicos de sua década.
O modelo foi pioneiro, ao lado do Uno, a contar com computador de bordo, que fornecia informações como consumo médio, velocidade e autonomia.
Na versão 1.5 litros, o Fiat Prêmio oferecia 74,1 cv de potência e 12,3 Nm de torque, garantindo um desempenho acima da média para a época. Outro grande destaque era o porta-malas de 530 litros.
Inicialmente lançado com duas portas e nas versões S (básica) e CS (mais completa), o Prêmio passou por importantes evoluções ao longo dos anos.
Em 1987, ganhou a versão CLS, com quatro portas e novos itens de conforto, como ar-condicionado, vidros e travas elétricas.
Já em 1989, o modelo recebeu um novo painel e um motor Sevel 1.6 litro, substituindo o 1.3 litro da versão S e o 1.5 litro da CS. Em 1991, ganhou um design frontal atualizado, e no ano seguinte, a versão 1.5 com injeção eletrônica.
O sucesso do Fiat Prêmio ultrapassou as fronteiras brasileiras. O modelo foi fabricado na Argentina e exportado para vários países da América Latina e também para a Itália, onde recebeu o nome de Duna.
Quatro décadas depois, o Fiat Prêmio segue na memória dos apaixonados por automóveis, consolidando-se como um marco da indústria automotiva brasileira.