O Fiat Scudo começou a ser comercializado
O Fiat Scudo começou a ser vendido com um 2.2 turbodiesel. Ele ficou mais potente, passando a entregar 150 cv e 370 Nm, o que representam 30 cv a mais e 23,2% a mais de torque.
A mudança trouxe melhorias importantes no consumo e os números chegam a 12,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, ficando 4,2% e 15,1% mais econômico.
O modelo mantém sua ótima capacidade de carga de até 1,45 tonelada, com um comprimento de 5,3 m, 6,1 m³ de volume e 1,97 m de altura, uma configuração que permite a agilidade no ambiente urbano.
A porta traseira dupla, com abertura de 180 graus, além da porta lateral deslizante, facilitam o momento de carga e descarga. O valor sugerido para o Cargo é de R$ 223.990. Já para a Multi é de R$ 229.990.
Vale dizer que o Scudo compartilha da mesma plataforma com Peugeot Expert e Citroën Jumpy, ou seja, são praticamente idênticos.
Portanto, os concorrentes diretos são o Renault Master (versão L1H1), com motor 2.3 turbodiesel, o Mercedes-Benz Vito,
Menor que a Sprinter e com motor 1.6 turbodiesel, e o BYD eT3, 100% elétrico e com autonomia de 300 km.
Os furgões compactos ganharam espaço no mercado brasileiro por uma combinação de fatores relacionados à logística urbana, economia operacional e mudanças nos hábitos de consumo.
O principal motor desse crescimento foi o avanço do e-commerce, que impulsionou a demanda por entregas rápidas e eficientes nos centros urbanos.
Com o aumento das compras online, empresas de logística, marketplaces e pequenos comércios passaram a buscar veículos mais ágeis e econômicos para atendera “última milha”.
Além disso, esses modelos oferecem facilidade de circulação em áreas urbanas. Por serem menores e mais baixos que os furgões médios ou grandes.