As vendas financiadas de veículos em setembro somaram 601 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3.
O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa um crescimento de 19,9% na comparação com o mesmo período de 2023, mas queda de 4,9% em relação a agosto deste ano.
No segmento de autos leves, a alta foi de 21,1% ante setembro de 2023, com queda de 3,6% comparado a agosto. Já o financiamento de veículos pesados cresceu 14,8% na comparação com o período homólogo e diminuiu 4% em relação a agosto.
Por fim, o número de financiamentos de motos no mês foi 17,6% maior do que em setembro de 2023, mas 8,6% menor do que em agosto.
|
No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 5,2 milhões de unidades. O número representa alta de 22,6% em relação ao mesmo período de 2023, o que equivale a cerca de 974 mil unidades a mais.
“O resultado positivo de setembro está alinhado com o desempenho que o setor vem apresentando neste ano. Houve um aumento em todas as categorias em comparação com o período homólogo, e a queda em relação a agosto é explicada pelo número de dias úteis. Se desconsiderarmos esse fator relacionado ao calendário, podemos observar um comportamento muito similar entre os dois meses”, comenta Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.
A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.
Saiba mais: Representante dos importados recua 10%
Veja também: 1º Rally de Carros Elétricos acontece no Paraná