Com capacidade de até 56 toneladas ele foi desenvolvido no Brasil e Turquia, a meta é comercializa-lo globalmente
Por: Edison Ragassi Fotos: Divulgação
Em São Paulo, simultaneamente com a Turquia, a Ford Motor Company anunciou para a imprensa especializada brasileira, a entrada da companhia no segmento de caminhões extra-pesados com capacidade de até 56 toneladas. Esta é uma importante área de negócios, pois foi o de maior crescimento no mercado brasileiro. Em 2012 os extra-pesados foram responsáveis por 24,6% das vendas de caminhões (33.700 unidades). Em 2009 ele tinha 20,9% (22.500 unidades) e em 2011 chegou a 23% (39.600 unidades). O modelo é inédito na história da empresa, pois ela não dispunha de produtos para esta aplicação.
Desenvolvido no Estúdio de Design da América do Sul em Camaçari (BA), a cabine segue a linguagem de design Kinetic. “Este é o primeiro desenvolvimento verdadeiramente global da Ford em caminhões. Isso traz bastante orgulho para o time da América do Sul, que assim mostra a sua excelência também em veículos pesados", diz João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford América do Sul.
Este extra-pesado será comercializado em outros países do mundo a começar pela Turquia, que também participou do desenvolvimento. O objetivo foi oferecer uma plataforma global que terá a melhor configuração e custo-benefício do segmento, aliando conforto na cabine, desempenho, economia, robustez e tecnologia avançada. "O anúncio simultâneo nos dois países mostra o comprometimento atual e futuro da marca no setor de veículos comerciais. Este será um dos principais lançamentos do ano e representa um significativo avanço na estratégia de globalização dos veículos comerciais da marca", diz Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil.
A linha Ford Cargo conta hoje com 12 modelos, nos segmentos de leves (6 a 10 t), médios 4×2 (11 a 20 t), médios 6×2 (23 a 27 t), pesados 6×4 (27 a 31 t) e cavalos-mecânicos até 46t.
No evento não foram divulgadas informações referentes as opções de motorização e cabine, isso deve ocorrer até o final do primeiro semestre, quando a empresa deve fazer o lançamento do produto, o qual será fabricado na unidade de São Bernardo do Campo. Além de tratar-se de um veículo construído com a mais alta tecnologia, desenvolvido após várias pesquisas feitas com clientes potenciais, a Ford aposta no sucesso em vendas, também por causa da rede de venda e pós-venda, atualmente composta por 140 distribuidores exclusivos no Brasil, número maior que o de alguns de seus principais concorrentes.