Modelo compacto passou por mudanças estéticas e de conteúdo, recebeu uma nova frente, mudanças na grafia do painel e ainda novas molas e amortecedores traseiros
Por: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Em São Paulo, a Ford reuniu a imprensa especializada para mostrar no último sábado (02/07), o novo Ford Ka. O modelo compacto fabricado em São Bernardo do Campo foi lançado em 2008 e recebeu a primeira reestilização.
E as mudanças não foram poucas, a começar pelo visual frontal. Foi incorporado o design Kinetic, os faróis em formato de losango integram os para-lamas e a grade inferior é trapezoidal.
Na lateral, as molduras foram redesenhadas e são feitas de material injetado, na cor da carroceria. A versão Pulse oferece como opcional rodas de liga leve 14 polegadas, as calotas trazem dois novos desenhos, para as versões Fly e Pulse. Também foram colocados repetidores dos piscas integrados aos retrovisores no catálogo Pulse.
A traseira recebeu um aplique preto com refletores na base do para-choque, as lanternas e o brake-light tem novas lentes translúcidas escurecidas, de efeito diferenciado. E a tampa do porta-malas ganhou uma nova régua, mais larga.
Por dentro, os mostradores possuem novo grafismo e iluminação. Como efeito visual, as saídas de ar, a manopla do câmbio e as maçanetas passam a usar acabamento prateado Ford Silver.
Entre os bancos, foi incluído um novo porta-copo e agora uma chave única para a ignição e tampa de combustível. Os tecidos dos bancos e das portas também são novos.
Já a versão Sport do Novo Ka usa motor 1.6L Flex. Ele tem faixas esportivas no capô, teto e traseira. Na lateral aparece a inscrição Sport, spoiler dianteiro e saias laterais na cor do veículo, as rodas são de liga leve 15 polegadas na cor cinza London Gray, com pneus 195/55 R15. A traseira traz ainda aerofólio e spoiler na cor do veículo com refletores. Para chamar a atenção uma cor exclusiva, o laranja Ibiza e faixas pretas.
Esta opção só é vendida com faixas, elas foram inspiradas nas usadas no Mustang. As combinações de cores do Novo Ka Sport 2012 são: branco Ártico ou prata geada com faixas grafite e preto Ebony ou vermelho Bari com faixas brancas “nude”.
E o interior da versão apimentada usa bancos com figurino do tipo ‘concha’ com tecidos exclusivos em dois tons (preto e cinza). Para diferenciar, logotipo Sport bordado nos encostos dianteiros. O volante é esportivo no carro sem air bag. O rádio MyConnection também faz parte dos itens de série. Os mostradores do painel trazem um grafismo exclusivo.
O Ka de entrada usa motor Zetec RoCam Flex 1.0L SOHC com potência de 68,5 cv com gasolina/ 72,7 cv ao usar etanol, ambas a 6.000 rpm e torque de 8,88 Kgfm (G)/ 9,27 Kgfm a 5.000 rpm. Já o Sport é equipado com propulsor1.6L de 102,4 cv (G)/ 107,3 cv (E) de potência e 14,53 Kgfm (G)/15,28 Kgfm (E) de torque.
Ainda na lista de mudanças, o carro ganhou um novo conceito de suspensão traseira, semelhante a usada no Focus. Os amortecedores e molas são diferentes dos utilizados no carro anterior e receberam aplicação de borrachas no batente superior, isso para proporcionar um funcionamento mais suave e menor ruído de rolagem.
A versão Flay de entrada do Novo Ford Ka tem preço sugerido para venda de R$24.500. De série é equipada com travas e vidros elétricos, a direção hidráulica é opcional. Já a Pulse conta de série com o kit Class (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas), e opcionalmente rodas de liga leve, som MyConnection e air bags. Com todos os opcionais chega a R$31.990.
O Ka Sport é completo, o único opcional é o air bag e tem preço sugerido de R$35.500 e R$36.900.
O consumidor terá as novas versões do Ka disponíveis na rede Ford em agosto, a expectativa é de que o modelo continue como líder no segmento de compactos de três portas.