GM apresenta HUMMER EV sua primeira picape 100% elétrica
Com potência de 1.000 cv, baterias Ultium, sistema de tração e-4WD, a picape elétrica estará disponível nos Estados Unidos no final de 2021
A General Motors apresentou em Detroit, nos Estados Unidos, a primeira picape 100% elétrica desenvolvida pela fabricante. Ela se chama HUMMER EV. O modelo chega ao mercado norte-americano até o final de 2021 pela marca GMC, a divisão de picapes e caminhões da General Motors. O modelo estrea a categoria dos super utilitários com zero emissão.
A HUMMER EV é impulsionada pelo sistema Ultium, o que segundo a fabricante, um novo conceito de baterias e motores específicos para veículos elétricos, ambos de propriedade da GM. De acordo com estimativas da empresa, a picape é capaz de entregar aproximadamente 1.000 cavalos de potência e 1.500 kgfm de torque, que são gerados por três motores independentes. Eles são distribuídos entre as duas unidades de propulsão da picape.
Entre os equipamentos a picape elétrica traz:
- Tração nas quatro rodas com o sistema CrabWalk. Permite que as rodas traseiras e as rodas dianteiras sejam esterçadas em um mesmo ângulo a baixas velocidades, o que proporciona um movimento diagonal do veículo, ideal para transpor determinados tipos de obstáculos.
- Suspensão adaptativa a ar com a função Extract Mode. Permite que a altura da picape HUMMER EV seja elevada em aproximadamente 150 mm, facilitando a transposição de terrenos rochosos ou mesmo alagados.
- Pneus Goodyear Wrangler All Territory MT de 35 polegadas, com opção de adotar pneus de até 37 polegadas. Eles foram desenhados para oferecer resistência e flexibilidade no fora-de-estrada. Com eles, a super picape elétrica é capaz de realizar escaladas verticais de até 18 polegadas e travessias de áreas molhadas com até 610 mm de profundidade.
Picape elétrica da GM preparada para todo o terreno
- Blindagem da parte inferior da carroceria. Placas de aço reforçado fixadas à base do veículo ajudam a proteger os componentes posicionados nesta região, como as baterias, principalmente no uso extremo.
- UltraVision compõem um conjunto de câmeras frontais e traseiras instaladas debaixo da carroceria para que se possa ter uma visão de reconhecimento virtual. Isso auxilia o motorista inclusive a posicionar corretamente os pneus diante de determinados obstáculos. As câmeras localizadas sob o assoalho ficam protegidas e também contam com sistema para lavagem das lentes. No total são 18 câmeras para uma visibilidade em diversos ângulos.
- Dispositivos off-road mostram no painel o status dos principais equipamentos do veículo, assim como as condições do terreno. Os dados são projetados nas telas do quadro de instrumentos e do sistema multimídia. Entre as informações estão torque instantâneo, ativação do bloqueio do diferencial, ângulos de inclinação e balanço da carroceria, ciclo de fricção e o funcionamento do sistema de vetorização de torque.
Picape elétrica HUMMER EV da GM com autonomia média de 560 km
Recursos de carregamento e a nova bateria Ultium
Os recursos de carregamento rápido, combinados com a nova bateria Ultium da GM e suas tecnologias avançadas, por exemplo, oferecem capacidade de 560 km de autonomia
Os destaques incluem:
° Sistema de tração e-4WD de três motores, que fornece o equivalente a 1.000 cavalos de potência e mais de 1.500 kgf.m de toque;
- Compatibilidade com sistemas públicos de carregamento rápido de 800 volts DC até 350 kW. A tecnologia pioneira na indústria muda mecanicamente a conexão das baterias do modo paralelo para o modo em série durante o carregamento, o que torna o HUMMER EV compatível com os carregadores DC de 350 kW e proporciona quase 160 km de autonomia em 10 minutos de carga.
- Sistema de propulsão de bateria de Ultium dupla de 24 módulos
- Versão mais recente do Super Cruise. O recurso de assistência ao motorista permite dirigir sem utilizar as mãos por mais de 320 mil km em rodovias onde o uso dessa função é permitido. Traz também a função que pode determinar quando a mudança de faixa é ideal e iniciar a manobra, respeitando os protocolos de sinalização.
A GM apresenta HUMMER EV sua primeira picape 100% elétrica. Portanto, a picape é o terceiro modelo apresentado neste ano nos Estados Unidos que utiliza a nova plataforma modular global da GM para veículos elétricos e o sistema Ultium de propulsão e baterias. Os outros dois produtos foram o SUV Cadillac Lyriq e o autônomo Origin, da Cruise, que acaba de receber permissão para rodar com carros sem motorista na cidade de São Francisco, na Califórnia.
Sendo assim, no Brasil, a companhia comercializa o elétrico Chevrolet Bolt EV, que chegou às concessionárias da marca em fevereiro e terminou o primeiro semestre do ano como o modelo mais emplacado do segmento.
Por: Redação-AutoAgora.com.br/ Fotos: Divulgação