Por: Edison Ragassi/ Foto: Reprodução site GM USA e Divulgação
Na manhã desta sexta-feira (29/07), a General Motors do Brasil confirmou que prepara para 2023 o lançamento da picape grande Chevrolet Silverado. Ainda sem divulgar qual será a versão, a empresa explica que está preparando uma grande ofensiva no segmento de picapes. A estratégia é oferecer a melhor e mais completa linha de produtos do mercado brasileiro.
Nos Estados Unidos, a picape Chevrolet Silverado é comercializada em várias versões. Ao observar a primeira imagem divulgado no comunicado, a impressão é que a que está sendo preparada para o Brasil é a Silverado HD com motor DURAMAX 6.6L V8 turbo diesel com 445 cv de potência e 125,8 kgfm de torque com o câmbio automático Allison de 10 marchas. Há também o motor V8 6.6L movido a gasolina com câmbio automático de 6 marchas e potência de 401 cv, o qual entrega 64,1 kgfm de torque. Porém esta segunda opção é pouco provável, já que na linha de picapes da Chevrolet, nem a média S10 é oferecida com motor Flex ou movido a gasolina.
Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, justifica a iniciativa. “A Silverado vem aí para atender ao consumidor que busca uma picape premium de grande porte, com o mais alto nível tecnológico e uma performance espetacular”.
Ainda segundo divulgado pela GM, impulsionadas pelo agronegócio e novas tendências de mercado, as picapes vêm registrando aumento na participação de mercado, principalmente as de maior porte. Atualmente o segmento como um todo representa aproximadamente 17% das vendas, ante 11% há dez anos.
A ofensiva da marca Chevrolet no segmento de picapes em 2023 começa com o lançamento da nova Montana, a qual chegará para competir diretamente com a Fiat Toro e Renault Orock. A Chevrolet S10 está consolidada no segmento das picapes médias e a Chevrolet Silverado está prevista para chegar no final de 2023, voltada para o cliente que necessita de um veículo grande para trabalhar, mas não abre mão de conforto e tecnologia.
Com as três picapes no portifólio, a Chevrolet acredita que terá a partir do ano que vem representantes com volume nas três mais importantes categorias de picape.