GM e Hyundai anunciam os carros desenvolvimento compartilhado
GM e Hyundai anunciaram os primeiros veículos com desenvolvimento compartilhado. O anúncio é um marco significativo na colaboração estratégica das duas empresas.
As companhias vão desenvolver em conjunto quatro veículos destinados aos mercados da América Central e América do Sul, incluindo um SUV, um carro de passeio e uma picape, todos compactos.
Há também uma picape média. Os veículos terão arquitetura flexível, com possibilidade de propulsão a combustão interna ou sistema híbrido.
Ambas também irão desenvolver uma van comercial elétrica para o mercado norte-americano. A projeção é que os produtos ultrapassem 800 mil unidades por ano.
A GM vai liderar o desenvolvimento da plataforma da picape média, enquanto a Hyundai será responsável pelos veículos compactos e da van elétrica.
As duas companhias utilizarão plataformas comuns, mas o design interno e externo será exclusivo, refletindo a identidade de cada marca.
O trabalho de design e engenharia deve começar em breve para os veículos destinados à América Central e América do Sul, com lançamento previsto para 2028.
Já a van comercial elétrica será fabricada nos Estados Unidos, também a partir de 2028.
Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM disse que: “Por meio dessa parceria, GM e Hyundai trarão mais opções aos consumidores, com maior agilidade e menor custo.”
Já José Muñoz, presidente e CEO da Hyundai Motor Company, disse: “A colaboração estratégica com a GM nos permitirá continuar oferecendo valor e opções aos nossos clientes em diferentes segmentos e mercados.”
As companhias também planejam iniciativas conjuntas de compras no continente, abrangendo materiais, transporte e logística.
Áreas adicionais de potencial colaboração incluem matérias-primas, componentes e sistemas complexos.
Hyundai e GM também concordaram em explorar parcerias para o uso de aço com baixa emissão de carbono.
Após a assinatura do acordo de cooperação em setembro de 2024, as empresas avaliam colaborações em sistemas de propulsão, incluindo motores a combustão, híbridos, elétricos a bateria e a células de combustível de hidrogênio.