Por: Edison Ragassi
A General Motors planejou que, a partir de 2035 só irá vender modelos elétricos e em 2040 será neutra em carbono. Estes planos comtemplam a região da América do Sul, o que inclui o Brasil.
Sendo assim, na noite desta segunda-feira (13/06), Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, e por Marina Willisch, vice-presidente de Comunicação, Relações Governamentais e ESG da GM América do Sul, falaram sobre o tema em uma transmissão feita pelo canal da fabricante nas redes sociais.
A GM revelou quais serão os futuros veículos elétricos do tipo SUV, segmento que mais cresce no mercado regional. Estão previstos os lançamentos do Bolt EUV, o Blazer EV e o Equinox EV. E cada qual terá proposta e características próprias para atender diferentes perfis de consumidores.
A ofensiva da marca Chevrolet na América do Sul em comercializar veículos elétricos começou em 2019 com as vendas do Bolt EV exclusivamente no Brasil. Um novo lote do modelo, que passou por atualizações visuais e de acabamento recentemente, será disponibilizado em breve no país. Aliás, o novo Bolt EV deveria ter chegado em setembro de 2021, mas a falta de componentes que ocorre na indústria em geral fez com que a estreia fosse adiada.
Nesta nova ofensiva, Chamorro confirma a chegada do SUV. “O próximo modelo a chegar na região será o Bolt EUV, que estreia na Colômbia já no segundo semestre deste ano e em outros mercados a partir de 2023 (o que inclui o Brasil). Depois planejamos ofertar outros modelos globais da marca, como o Blazer EV e o Equinox EV, que ainda estão em fase de desenvolvimento nos EUA”. Esses veículos elétricos zero emissão da Chevrolet passam a ser identificados de forma diferenciada em comunicações da marca, com as letras EV do logotipo destacadas em azul.
Os planos da General Motors são ambiciosos, eles trabalham com a visão de um futuro com “Zero acidente, Zero emissão e Zero congestionamento”, e tem o compromisso de se tornar neutra em carbono até 2040. Como parte deste plano global, a empresa investe USD 35 bilhões no desenvolvimento de 30 veículos elétricos e autônomos até 2025. “Estamos avançando globalmente neste sentido. Parte importante deste processo é tornar cada vez mais sustentáveis nossos veículos a combustão até a migração total do mercado para os carros 100% elétricos, os únicos que não emitem qualquer gás poluente”, explica Marina.
A GM, que no Brasil só comercializa modelos com a marca Chevrolet, ainda anunciou recentemente uma parceria com a Honda para o desenvolvimento de carros elétricos mais acessíveis para os segmentos mais populares do mercado mundial, incluindo o da América do Sul. Esta nova família global de veículos elétricos deve chegar ao mercado no final desta década. A colaboração entre as duas empresas prevê ainda possibilidade de produção global em larga escala e desenvolvimento conjunto de baterias.