Segundo divulgado pela General Motors do Brasil será inaugurado um Joinvile (SC), um complexo industrial que incluirá duas fábricas, de motores e cabeçotes e de transmissões. A unidade produtiva de motores será inaugurada até o final de 2012 e incorporará um conjunto de sistemas pioneiros nas áreas de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, credenciando-se à certificação global do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).
A fábrica sustentável, inclue o primeiro sistema de geração de energia fotovoltaica da indústria automotiva brasileira. A unidade será a primeira do Brasil a ter 100% dos resíduos industriais reciclados ("landfill free"), além de incorporar o tratamento inédito de efluentes e esgotos por meio de jardins filtrantes e reciclagem da água industrial por meio de osmose reversa.
São várias as ações com objetivo de manter a sustentabilidade, entre elas:
– Incentivo ao transporte sustentável: bicicletário, vagas exclusivas para veículos flex fuel e transporte coletivo
– Uso de materiais locais, madeira certificada e materiais reciclados
– Reciclagem de materiais e resíduos, compostagem de resíduos de alimentos
– Proteção de taludes e plantio de 720 árvores nativas
– Uso eficiente da água: torneiras e descargas de baixo fluxo e com sensor ou temporizador, reuso de água de chuva
– Eficiência energética: motores de alta eficiência, iluminação natural com dimerização e lâmpadas de alto rendimento, iluminação externa com LED, materiais de baixa absorção de calor