A união da GM com a Autocar busca soluções em transportes com emissões zero. A aposta está na produção de células de combustível de hidrogênio
GM volta ao segmento dos caminhões. Depois do anúncio da parceria da General Motors com a Autocar, líder de mercado em caminhões vocacionais e customizados, apaixonados pela marca da gravata já iniciaram especulações de como poderiam ficar os novos caminhões do grupo.
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Por aqui, a Chevrolet teve uma presença significativa, oferecendo opções para transporte rodoviário e urbano. Entre 1970 e 1980, a Chevrolet produziu caminhões médios e pesados, como o D70 e o D11000. Eram populares para o transporte de carga. Acompanhavam a linha, na mesma época, os modelos C60 e C1404, mais usados em aplicações médias e pesadas. As picapes também entraram no segmento, D20 e Silverado entre 1980 e 1990.
A união da GM com a Autocar busca soluções em transportes com emissões zero. A aposta está na produção de células de combustível de hidrogênio por parte da General Motors.
A tecnologia combina hidrogênio e oxigênio para gerar eletricidade por meio de reação eletroquímica. A célula de combustível também permite a conversão da energia armazenada no hidrogênio em eletricidade.
“O sistema de propulsão EV da GM é excelente para eletrificar automóveis. Para veículos maiores, como caminhões, são necessárias soluções mais robustas que permitam uma capacidade significativa de transporte de energia e tempos de reabastecimento rápidos”, disse Charlie Freese, diretor-executivo global da GM, divisão HYDROTEC.
“Queremos permitir soluções com emissões zero para os veículos maiores e com maior disponibilidade de energia. As células são ideais para as aplicações com maior consumo de energia.”
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Os veículos provenientes da parceria devem entrar em produção em 2026 na planta da Autocar Truck, em Birmingham, Alabama, EUA. As células de combustível HYDROTEC da GM serão produzidos pela GM em Brownstown, Michigan.
Cada cubo de energia contém mais de 300 células de combustível de hidrogênio, juntamente com sistemas de gerenciamento térmico e de energia e controles proprietários para a vida útil e o desempenho das células de combustível e da bateria, ao mesmo tempo que otimiza a capacidade de partida a frio. O cubo de potência HYDROTEC fornece 77 quilowatts de potência e é muito mais silencioso do que um sistema de propulsão diesel convencional. Vários cubos de potência podem ser dispostos em um veículo para obter potências ainda mais altas.
Mas como a admiração nunca acaba, o caminhoneiro Seth Schwanz, natural de Fort Wayne, EUA, recriou, por meio de Inteligência Artificial, os futuros modelos da Chevrolet.
As imagens que publicou num grupo do Facebook foram criadas a partir da combinação de tecnologias como DALL-3 e Chat-GPT4, que foram responsáveis por dar vida aos caminhões Chevrolet, GMC, Cadillac e Buick, e de todas as marcas pertencentes ao grupo General Motors.