Os médios equipados com propulsor 2,0 litros são feitos para consumidores que gostam de veículos com pegada esportiva, mas não abrem mão de conforto e segurança
Por: Edison Ragassi
Fotos: José Nascimento
Para atender os anseios de compradores exigentes, que gostam de se destacar, as fabricantes de veículos oferecem os hatchs médios equipados com propulsores 2,0 litros.
A VW tem o Golf para atender este tipo de consumidor. Ele é fabricado no Brasil, tem comprimento de 4.204 mm, com largura 1.735 mm e distância entre os eixos de 2.515 mm. Seu porta-malas tem capacidade de 330 litros, sem rebater os bancos.
Já a Peugeot disputa este segmento com o 307 HB, fabricado na Argentina. O carro da marca do leão mede 4.212 mm de comprimento, sua largura é de 1.762 e 2.608 mm de distância entre os eixos. Estas medidas permitiram ao 307 HB ter o porta-malas maior, ou seja, 420 litros de capacidade volumétrica.
O Golf equipado com motor 2.0L 8 válvulas Total Flex, entrega 116 cv com gasolina e 120 cv ao usar etanol, ambos a 5.250 rpm. Seu torque é de 17,7 kgfm (G)/ 18,3 kgfm (E), a força total esta disponível s 2.250 rpm. Na linha 2011 foi incorporada a transmissão automática Tiptronic de 6 velocidades com opção de trocas manuais sequenciais. A fabricante também oferece o modelo na versão GT com câmbio manual de cinco velocidades.
O propulsor do Peugeot é um Flex 2.0L 16 válvulas, por ter comando duplo, sua potência é de 143 cv com o derivado do petróleo e 151 cv ao usar o combustível vegetal. Em ambos os casos a potência máxima esta disponível a 6.000 rpm, e o torque máximo de 20 kgfm (G)/ 22 kgfm(E) é obtido a 4.000 rpm. O modelo 2,0 litros da Peugeot é comercializado só com câmbio automático de quatro velocidades Sequencial Tiptronic System Porsche, também com mudanças manuais sequenciais.
A suspensão dianteira do hatch médio VW é independente, tipo McPherson com mola helicoidal integrada e barra estabilizadora. Na traseira o sistema é interdependente, com braço longitudinal, mola helicoidal e barra estabilizadora.
O 307 usa na dianteira sistema de suspensão com rodas independentes, pseudo McPherson invertido, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados. E na traseira o sistema é de rodas independentes, com barra de dois braços deformável, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados.
Na opção de entrada, o Golf 2.0 Tiptronic é equipado com: direção hidráulica, ar-condicionado eletrônico Climatronic, CD-player MP3, USB, SD-Card e Bluetooth, compatível com iPod, 8 alto-falantes, vidros elétricos, freios a disco nas quatro rodas, sensor de estacionamento, rodas 6J x 15” e pneus 195/65 R15, entre outros. Seu preço sugerido para venda é de R$ 57.290. Ainda com propulsor 2.0L a VW tem a versão de acabamento Sportline que custa R$ 61.530. Além dos itens do modelo de entrada traz: freios com ABS, air bag para motorista e passageiro, farol de neblina, rodas de liga leve 61/2J x 16’’ e pneus 205/55 R16 V, com teto solar chega a R$ 63.730. O Golf GT Tiptronic custa R$ 68.950 e a versão Black Edition Tiptronic sai por R$ 65.580.
A opção de entrada do 307 HB é a Presence Pack 2.0 AUT, seu preço sugerido é de R$ 62.100,00, de série traz: air bag duplo frontal, freios ABS, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais, teto solar elétrico com fechamento automático no telecomando da chave, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, grade dianteira cromada e frisos de proteção lateral e dos para-choques na cor do veículo, limpador automático de para-brisa com sensor de chuva, espelho interno eletrocrômico, acendimento automático dos faróis.
A versão Feline, topo de linha, custa R$ 68.300 e tem, além dos itens do modelo de entrada: ar-condicionado automático digital com duas zonas de climatização, piloto automático e regulador de velocidade, retrovisores externos rebatíveis eletricamente e revestimento dos bancos em couro.
Custos de peças e serviços
VW Golf 2.0 Total Flex
Amortecedores dianteiros: R$ 594,20- cada
Serviço: R$ 450,00
Amortecedores traseiros: R$ 327,55- cada
Serviço: R$ 180,00
Discos de freios dianteiros: R$ 345,66- cada
Serviço: R$ 162,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 517,08
Serviço: R$ 70,00
Discos de freios traseiros: R$ 265,80
Serviço: R$ 162,00
Jogo de pastilhas traseiras: R$ 318,19
Serviço: R$ 162,00
Óleo/ litro: R$ 35,17
Serviço: R$ 162,00
Filtro de óleo: R$ 20,64 – cada
Serviço: Incluso na troca de óleo
Filtro de ar: R$ 28,62- cada
Serviço: R$ 28,00
Filtro de combustível: R$ 12,24 – cada
Serviço: R$ 42,00
Filtro anti-polén: R$ 86,40- cada
Serviço: R$ 28,00
Velas: R$ 17,27 – cada
Serviço: R$ 98,00
307 HB 2.0L Flex
Custos de peças e serviços
Amortecedores dianteiros: R$ 243,00- cada
Serviço: R$ 137,30- cada
Amortecedores traseiros: R$ 258,00 – cada
Serviço: R$ 58,00- cada
Discos de freios dianteiros: R$ 265,00 (kit com 2)
Serviço: R$ 27,20 (desde que trocado junto com a pastilha)
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 225,00
Serviço: R$ 69,40
Discos de freios traseiros: R$ 276,66 (kit com 2)
Serviço: R$ 12,40 (desde que trocado junto com a pastilha)
Jogo de pastilhas traseiras: R$ 199,00
Serviço: R$ 82,70
Óleo/ litro: R$ 23,00 (semi-sintético) (necessário 5 litros)
Serviço: R$ 29,30
Filtro de óleo: R$ 31,61
Serviço: incluso na troca de óleo
Filtro de ar: R$ 48,00
Serviço: –
Filtro de combustível: R$ 17,33
Serviço: –
Filtro anti-polén: R$ 46,19
Serviço: R$ 17,70
Velas: R$ 84,00- jogo
Serviço: R$ 31,40- jogo
Colaboraram:
VW do Brasil, Peugeot do Brasil, concessionária VW Green Automóveis- Morumbi e Mecânica Opcar