Os modelos foram desenvolvidos para veículos utilitários esportivos, de passeio Premium, picapes e seguem as normas de etiquetagem do Inmetro
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Embasada em pesquisas feitas com o consumidor a empresa lança no mercado brasileiro os modelos EfficientGrip SUV, Wrangler Armortrac, EfficientGrip Performance e Assurance Touring.
Projetado para utilitários esportivos Premium, no EfficientGrip SUV o desenho e o composto de sílica na banda de rodagem foram desenvolvidos para garantir aumento na dirigibilidade e aderência em pisos molhados, está disponível em 12 medidas, aros 16’ a 19’.
O Wrangler Armortrac para picapes é de uso no asfalto e off-road, segundo a empresa entrega 16% a mais de tração no molhado.
Para veículos esportivos a opção é o EfficientGrip Performance em 12 medidas, aros 14’ ao 17’, nele foi trabalhado a frenagem em menor distância, aderência em diferentes pisos, dirigibilidade no seco e molhado e melhor tração.
E o Assurance Touring disponível em 5 medidas, aros 13 a 15 é para veículos de passeio Premium, a nova composição e o design otimizado, conforme informa a companhia, proporcionam 13% a mais de quilometragem, 20% a mais de capacidade de tração e dirigibilidade no molhado e 7% a mais em frenagem no molhado, quando comparado ao antecessor.
Estes lançamentos estão em conformidade com a portaria 544/12 do Inmetro, a qual estabelece que, a partir de outubro de 2016, todos os pneus vendidos no Brasil, fabricados em solo nacional ou importados, devem ser etiquetados (a partir de abril de 2015 os produtos de uma nova família já deverão atender a esta certificação). Regulamentado pelo Inmetro, o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), padroniza a aplicação de etiquetas com informações de eficiência energética, segurança e meio ambiente em pneus novos contemplados pelo programa. A etiqueta irá trazer informações sobre resistência ao rolamento, aderência ao piso molhado e ruído externo medido em decibéis.