O planeta está cheio de ideias malucas e que, na prática, nunca funcionam. Diretamente da Rússia, o estúdio Art Lebedev criou um veículo elétrico, sem motorista e sem cabine, chamado de Gruzovikus. Olhando de lado, trata-se de um semirreboque.
Na tradução livre, Gruzovikus, do russo, significa caminhão. Com isso, o estúdio criou um caminhão elétrico e autônomo que transporta mercadorias.
O resultado exigiu 43 dias de trabalho da equipe Art Lebedev que ganhou o título de um dos conceitos mais surpreendente.
A ideia pretende mostrar que o futuro do transporte é elétrico e autônomo, porém já é sabido que essa realidade está muito longe de acontecer, pelo menos no Brasil.
O caminhão é incrivelmente fino, a ponto de formar um L quando visto de lado. Não tem janelas nem portas, porque não precisa delas.
O modelo tem apenas uma tela gigante de computador que abriga os sensores e câmeras e tudo que você precisa para tornar seguras as viagens de longa distância.
Por ser elétrico e autônomo, ele é extremamente eficiente e econômico de usar. Ao contrário dos caminhões atuais, este veículo pode circular sem interrupções.
Câmeras, sensores e radares registram a distância até objetos próximos enquanto o computador central ativa instantaneamente uma resposta às mudanças nas condições de tráfego.
Como não há cabine, o Gruzovikus pode transportar cargas mais pesadas, já que o reboque pode ser mais comprido. O espaço conquistado com o desenho é um dos trunfos da ideia.
Veja mais:
Agentes municipais podem ser impedidos de multar
Saiba também: