GWM inaugura fábrica para fazer Haval e P30
A GWM Brasil inaugura fábrica em Iracemápolis, em São Paulo, com capacidade para produzir 50 mil veículos por ano. Portanto, são três modelos: o SUV híbrido Haval H6, a picape Poer P30 e o Haval H9, ambos, turbodiesel.
Com isso, a fábrica conta com área de soldagem, linha de pintura robotizada, linha de montagem, sistemas de fornecimento de energia e equipamentos, além de uma cadeia de suprimentos e logística integrada.
“O Brasil é estratégico para a GWM. Com esta fábrica, não estamos apenas produzindo carros, mas também gerando empregos de qualidade no País e desenvolvendo tecnologia e inovação para todo o continente”, afirmou Mu Feng, CEO da GWM global.
Ou seja, a unidade tem 600 trabalhadores e deve gerar até o final do ano cerca de 1.000 empregos diretos, alcançando mais de 2.000 vagas, quando iniciar o processo de exportação.
A Mercedes-Benz, divisão de automóveis, inaugurou o espaço em 2016 e, na época, esperava criar cerca de 500 empregos, com previsão de chegar a 750 trabalhadores até o final daquele ano.
Porém, a fábrica da Mercedes-Benz encerrou as atividades em dezembro de 2020. A decisão ocorreu devido à crise da pandemia de COVID-19, além da queda significativa nas vendas.
O investimento total da GWM no Brasil chegará a R$ 10 bilhões em dez anos. Esse montante é composto por uma primeira fase de R$ 4 bilhões, que vai até 2026.
Logo, na segunda fase, a empresa investirá mais R$ 6 bilhões, entre 2027 e 2032.
A operação brasileira seguirá o sistema peça por peça (part by part), um processo mais complexo que o SKD e o CKD tradicional, que conta com conteúdo nacional, incluindo pintura para 100% dos veículos produzidos.
A GWM Brasil tem mais de 110 empresas cadastradas interessadas em fornecer componentes, das quais 18 já são fornecedores que estão participando da produção.
O objetivo da empresa é alcançar 60% de nacionalização dentro de três anos.
Moto de oito cilindros, a SOUO S2000 GL
Na inauguração, a GWM apresentou toda a sua linha de veículos e exibiu outras novidades como:
Um caminhão a hidrogênio, a maquete do barco a hidrogênio que será lançado na COP30, e moto de oito cilindros, a SOUO S2000 GL.
O caminhão marca o início de uma nova etapa nos esforços do grupo para avançar em soluções de transporte pesado com emissão zero.
Ele faz parte da FTXT, subsidiária da GWM na China, responsável por tecnologias de célula a combustível de hidrogênio.
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