Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Há 35 anos chegou ao mercado o sedã compacto Fiat Prêmio. Ele foi desenvolvido no Brasil. O sedã compacto com bom ajuste de suspensão, grande espaço interno para um veículo de sua categoria, oferecia conforto e acabamento de qualidade.
Um dos destaques que a Fiat projetou foi o porta-malas, com capacidade de 530 litros, era o maior da categoria no país, inclusive maior do que alguns sedãs médios.
Semelhante ao Uno, a capacidade do porta-malas foi ampliada por não não carregar o estepe no compartimento traseiro, e sim no cofre do motor.
Há 35 anos, quando chegou ao mercado o sedã compacto Fiat Prêmio, ele foi o primeiro carro nacional a oferecer um item presente nos automóveis atuais: o computador de bordo.
O display mostrava médias de consumo e velocidade, além de autonomia. O Prêmio também inaugurou o motor 1.5 Sevel, com 71,4 cv de potência e torque de 12,3 kgfm (etanol).
Porque o desempenho era o mesmo do Uno Sx, apesar de ser um sedã 13 kg mais pesado, foi um dos mais potentes da época.
Outra diferença do Fiat Prêmio em relação aos concorrentes foi a carroceria, isso porque tinha a opção de duas e quatro portas, pois a maioria dos sedãs compactos da época só era oferecia com duas portas.
Quando chegou ao mercado o sedã compacto Fiat Prêmio, o slogan de lançamento foi: “Estamos vivendo um novo tempo e você merece um Prêmio”, o veículo foi reconhecido como “Carro do Ano 1986”.
Atravessou fronteiras, foi exportado para países da América Latina e Europa com o nome Duna. Em seus dez anos de comercialização, foi um sucesso em vendas com a marca de quase 180 mil veículos comercializados no Brasil.
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