A Honda está fazendo um recall que envolve cerca de 2,5 milhões de veículos vendidos nos EUA. O suposto problema pode estar em um defeito na bomba de combustível. Já a Toyota está convocando um milhão de veículos devido a um problema no sistema de airbag.
No caso da Honda, a justificativa é que a bomba de combustível foi condicionada de forma incorreta, aumentando os riscos de o motor não ligar.
Leia mais: BMW terá mais de 15 lançamentos em 2024
A lista envolve veículos das marcas Honda e Acura fabricados entre 2017 e 2020. Entre os modelos estão: Civic, Accord, Odyssey, CRV, HRV, Fit, Passport, Ridgeline, Acura RDX, RLX e TLX.
A Honda disse que substituirá as bombas de combustível de todos os veículos afetados sem nenhum custo para os proprietários, as primeiras cartas de notificação já estão sendo enviadas.
No caso da Toyota, um sensor defeituoso pode fazer com que os airbags não sejam acionados ou, até, acionados de maneira incorreta.
Leia mais: Tesla convoca mais de 2 milhões nos EUA
O recall afeta os veículos da Toyota e da Lexus fabricados entre 2020 e 2022. Entre os modelos estão Avalon, Camry, Highlander, RAV4, Sienna e Corolla. Os Lexus são o sedã ES250 e o SUV RX350.
Segundo o comunicado, esses veículos têm sensores defeituosos que podem causar curto-circuito. A Toyota informou que os revendedores realizarão inspeções nos modelos afetados e substituirão as peças, se necessário, sem nenhum custo para os proprietários.
Não há registro de convocação para os modelos mencionados no Brasil.