
Carro com R$ 120 mil em multas é apreendido em SP
04/09/2025
VW Polo ganha versão elétrica
05/09/2025
A Horse Powertrain, líder global em soluções de propulsão híbrida e a combustão de baixa emissão, anunciou durante a IAA Mobility 2025, em Munique (Alemanha).
O lançamento da família Horse C15, um extensor de autonomia ultracompacto da linha X-Range, desenvolvida para ampliar a versatilidade de plataformas elétricas.
Horse Powertrain apresenta extensor ultracompacto na IAA
Com dimensões semelhantes às de uma maleta, o Horse C15 integra motor 1.5 litro de quatro cilindros, gerador, inversor e sistema de arrefecimento em uma unidade de apenas 500 x 550 x 275 mm.
A arquitetura permite instalação tanto na posição horizontal quanto vertical, no compartimento dianteiro ou traseiro, oferecendo flexibilidade para fabricantes que desejam transformar veículos elétricos a bateria (BEVs) em elétricos com extensor de autonomia (REEVs).
Segundo o CEO da Horse Powertrain, Matias Giannini, trata-se de um dos segmentos de powertrain que mais crescem no mundo.
O sistema estará disponível em duas versões:
-
Aspirada naturalmente, com até 70 kW de potência, voltada a veículos dos segmentos B e C.
-
Turboalimentada, com até 120 kW, para veículos do segmento D e comerciais leves.
Compatível com os padrões, Euro 7, China 7 e SULEV20, o extensor pode operar com gasolina, combustíveis flex (etanol e metanol) e sintéticos.
Entre os diferenciais, o C15 não aciona diretamente as rodas: o motor funciona apenas como gerador, operando sempre em sua faixa mais eficiente para reduzir consumo, emissões, ruído e vibração.
A tração permanece 100% elétrica, com recarga por carregadores domésticos ou públicos, e possibilidade de redução no tamanho das baterias, o que gera economia em custo, peso e minerais críticos sem comprometer a autonomia.
A empresa também apresentou em Munique suas famílias Fusion e One, linhas de powertrains híbridos modulares que combinam propulsão elétrica e combustão em configurações plug-and-play.