A Hyundai apresentou a nova geração do Creta. O SUV chega renovado por completo e com a motorização atualizada. Nas versões 1.0 turbo GDI, o preço de lançamento permanece o mesmo da geração anterior e para a nova versão topo de linha, a Ultimate, equipada com o inédito motor 1.6 turbo de 193 cv, o preço foi equiparado. A opção 2.0 aspirada agora foi descontinuada.
Será possível perceber de cara as novidades do Hyundai CRETA. Literalmente. Uma grade frontal totalmente renovada, em Black Piano, traz linhas mais sólidas em comparação com a geração anterior e uma nova aplicação da logomarca Hyundai.
Seu conjunto óptico redesenhado, sob o conceito “seamless lighting”, traz uma faixa em LED que percorre toda a frente do carro e luzes de seta sequenciais nas pontas, em sintonia com os últimos lançamentos da Hyundai.
Veja mais: Cresce a procura por carros dos anos 1980 a 2000
O para-choque ganha novo desenho, que se une de maneira mais robusta ao visual frontal e compõe de maneira mais forte a “sensualidade esportiva” que é a assinatura de design da Hyundai em todo o mundo.
A lateral se destaca com vincos mais marcantes, que contribuem para uma aparência de maior aerodinâmica, complementada pela coluna C redesenhada.
As rodas serão oferecidas em 16” para a versão Comfort, 17” para versões Limited e Platinum, com design exclusivo para a versão N Line, e 18” para a versão topo de gama Ultimate.
Veja também: Entenda a sopa de letrinhas dos pneus
Na traseira, novo conjunto de lanternas em LED percorre o porta-malas de ponta a ponta, com luzes de seta também sequenciais. O nome do modelo deixa de estar centralizado e é realocado no canto baixo esquerdo do porta-malas, tendo a motorização identificada no lado oposto. Assim como na parte frontal, o novo para-choque traseiro reflete maior robustez.
As versões Comfort, Limited, Platinum e N Line do Hyundai CRETA seguem com motor 1.0l Turboflex GDI de injeção direta de combustível que recebeu atualização para melhor consumo de combustível. O propulsor de três-cilindros entrega potência de 120 cv, com torque máximo de 17,5 kgfm.
Ambos os motores tiveram seu nível de consumo otimizado em comparação à geração anterior. Para o motor 1.0 Turbo GDI, anteriormente mapeado para percorrer 12 km por litro de gasolina na estrada, a nova taxa passa a ser de 12,7 km/l, representando uma melhoria de 6% em consumo.
No caso do motor 1.6 Turbo GDI, a otimização é de 9% na comparação com o motor 2.0 aspirado, que equipava a versão Ultimate até então.
Agora, o CRETA topo de linha é capaz de fazer 13,5 km por litro de gasolina na estrada. As novas calibrações fazem com que o Hyundai CRETA se antecipe às normas da nova legislação Proconve L8, que entram em vigor apenas a partir de janeiro de 2025.
A nova geração está disponível em cinco versões. Para as opções com motor 1.0 turbo GDI, não há aumento de preço em relação à geração anterior. Os preços sugeridos são: R$ 141.890 para a Comfort; R$ 156.490 para a Limited, R$ 172.690 para a Platinum, e R$ 182.090 no caso da N Line.
Já a topo de linha Ultimate, que vem com o propulsor Gamma II 1.6 TGDI a gasolina com a maior potência da categoria, de 193 cv, tem preço sugerido de R$ 189.990, apenas R$ 2 mil acima da opção anterior, de 2.0 litros aspirada, agora descontinuada.