Hyundai NEXO começa a operar na USP

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Hyundai USP

Hyundai e USP testam hidrogênio

A USP testará o hidrogênio gerado em coletivos de transporte público e nos veículos Toyota Mirai e Hyundai Nexo, ambos movidos a hidrogênio.

Hyundai NEXO começa a operar na USP, onde fica a primeira estação de abastecimento de hidrogênio renovável a partir do etanol do mundo.

Estação de hidrogênio a partir de etanol inicia testes

O projeto permitirá avaliar a pureza do hidrogênio produzido a partir do etanol, aplicável em veículos de passeio com longa autonomia e operação em rotas variadas.

Essa unidade do Hyundai NEXO chegou ao Brasil no primeiro semestre do ano passado para um programa de demonstração, em fevereiro de 2024.

O NEXO, com potência combinada de 163 cv entre a propulsão de célula de combustível e o motor elétrico, armazena o hidrogênio em tanques de alta pressão.

Tudo, combinado com o oxigênio do ar na célula de combustível, gera eletricidade que alimenta o motor elétrico.

O hidrogênio é considerado uma das principais fontes de energia limpa para o futuro. Diferente dos combustíveis fósseis, ele gera apenas água, eletricidade e calor, sem emissão de gases de efeito estufa ou partículas finas.

Em estado gasoso, o volume do hidrogênio pode ser reduzido em cerca de 200 vezes. Essa redução permite armazená-lo e transportá-lo facilmente em tanques de alta pressão.

O projeto do RCGI-USP produz hidrogênio pela reforma a vapor do etanol, permitindo a utilização da infraestrutura existente para o etanol no Brasil.

Se o hidrogênio for produzido a partir da reforma do etanol e combinado com captura e armazenamento de carbono (CCUS), ele pode ser considerado carbono neutro ou até negativo, considerando o processo de absorção de gás carbônico pela cana-de-açúcar durante a fotossíntese.

Com isso, a Universidade de São Paulo inaugurou a primeira estação do mundo dedicada à produção de hidrogênio a partir do etanol.

Com isso, a Universidade de São Paulo tem a primeira estação do mundo dedicada à produção de hidrogênio a partir do etanol.

Hyundai NEXO começa a operar na USP

O projeto, conduzido pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI, na sigla em inglês) da Universidade, é um marco.

Com um investimento de R$ 50 milhões, a estação está localizada na USP e é parte de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento.

Iniciativa tem apoio de outras empresas privadas

A iniciativa tem grandes empresas como Shell, Raízen, Hytron, Senai, Toyota, Hyundai, Marcopolo e EMTU. A tecnologia visa demonstrar a viabilidade do etanol como vetor para a produção de hidrogênio sustentável, aproveitando a infraestrutura do País.

Capacidade da Estação de Hidrogênio

A planta pode produzir 100 quilos de hidrogênio por dia, volume que abastecerá três ônibus e dois veículos leves.

A USP testará o hidrogênio gerado em coletivos de transporte público e nos veículos Toyota Mirai e Hyundai Nexo, ambos movidos a hidrogênio.

“Estamos promovendo uma revolução na matriz energética ao demonstrar que é possível produzir hidrogênio sustentável a partir do etanol, com grande eficiência logística”, ressalta Julio Meneghini, diretor científico do RCGI.

Como é a geração do hidrogênio na USP?

A produção de hidrogênio dessa planta piloto ocorre por meio da reforma a vapor do etanol.

É um processo químico no qual o etanol reage com água sob altas temperaturas, resultando na liberação de hidrogênio.

Esse método se destaca por sua eficiência e pela possibilidade de reduzir emissões de carbono, uma vez que o CO₂ liberado no processo é biogênico.

Cultivo da cana-de-açúcar

A implantação da estação experimental abre caminho para o avanço da mobilidade sustentável.

Fabricantes de aviões e montadoras de caminhões e ônibus podem se beneficiar diretamente da iniciativa.

Outras frentes do hidrogênio da cana-de-açúcar

“O fomento dessa tecnologia pode trazer benefícios enormes para a indústria brasileira. A disponibilidade de hidrogênio em grande escala é fundamental para permitir avanços em diversas frentes, desde a mobilidade até a produção de fertilizantes sustentáveis”, destaca Meneghini. 

A partir dos resultados deste projeto de Pesquisa e Desenvolvimento, espera-se obter dados que possam orientar estudos futuros sobre sua aplicação em maior escala.

Tecnologia contribuirá com a mobilidade no mundo

“Nosso objetivo é demonstrar o potencial dessa solução e gerar conhecimento técnico-científico sobre sua viabilidade, aproveitando a infraestrutura do etanol para viabilizar a produção e distribuição do hidrogênio renovável”, explica.

“A tecnologia contribuirá para consolidar o País como um dos líderes mundiais na produção de energia limpa, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e impulsionando diversos setores econômicos de maneira sustentável”.

Estação de hidrogênio a partir de etanol inicia testes na USP

Como funciona a estação de hidrogênio a partir de etanol

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