O Auto Agora vem falando com frequência sobre o crescimento do mercado de picapes no Brasil. Elas estão cada vez mais oferecendo o conforto de um automóvel de luxo, mas sem deixar de lado a vontade levar coisas.
Pensando num futuro próximo, as marcas vem se espelhando no Cybertruck, modelo que se tornou amostra entre as picapes elétricas e no sentido de resistência. A escola Elon Musk está puxando a fila.
A Hyundai, por exemplo, levou um Cybertruck da Tesla a Seul para desmontar e entender o segredo da engenharia americana. A ideia da sul-coreana foi recriar algo a altura, mas com o selo oriental.
Veja também: Volkswagen divulga preços da Amarok
Outra informação especulada é de que a primeira picape elétrica full size da Hyundai virá com o elétrico de 800 volts, o mesmo do Hyundai Ioniq 5.
Vale dizer que Kia e Hyundai, com sua marca alemã, controlam mais de 10% do mercado de veículos elétricos dos Estados Unidos, superando as demais empresas de automóveis, exceto a Tesla.
No entanto, os coreanos estão conscientes de que precisam de uma utilitária de sucesso para complementar a gama nos Estados Unidos.
O Hyundai Santa Cruz, por exemplo, ficou entre os 12 modelos mais vendidos nos EUA com 36.000 unidades.
Saiba mais: Novo Nissan Kicks tem preço a partir de US$ 23 mil
Por esta razão, Kia está acelerando agora o desenvolvimento da Tasman, uma caminhonete média com carroceria que rivaliza com a Ford Ranger, e espera que este modelo tenha uma variante com a insígnia da Hyundai, com um design que pode ser diferente.
No entanto, a Hyundai anunciou algo ainda maior: uma picape elétrica em tamanho real para competir com o Tesla Cybertruck e com a Ford F-150 Lightning.
Os coreanos querem que a picape ofereça mais de 500 km de autonomia e que tenha uma capacidade para levar 4 toneladas, o que não é possível com a tecnologia atual.
A empresa também foi atraída por uma série de fabricantes de extensor de autonomia no Salão do Automóvel de Pequim.
Isso explica por que a Hyundai também está considerando uma configuração de extensor de autonomia semelhante ao da RAM 1500 Ramcharger, que mantém uma autonomia combinada (bateria mais combustível) de 1.110 km.