As palestras, debates e estudos promovidos pela Associação Brasileira de Imprensa Automotiva devem ajudar a gerar novas propostas e soluções para um mundo mais sustentável
Com sete painéis de palestras e discussões sobre Sustentabilidade na Indústria Automobilística, contando com a presença de altos executivos das fabricantes de automóveis, caminhões e motocicletas, profissionais do segmento e um grupo de quase 100 jornalistas especializados de todo o País, foi realizado na última terça-feira (21/8) o II Forum Abiauto, promovido pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva.
"A Associação Brasileira da Imprensa Automotiva, que conta com os mais expressivos jornalistas do segmento, apoiada pelos fabricantes que representam hoje cerca de 80% dos veículos vendidos no mercado brasileiro, não poderia ficar de fora dessa tão importante e apaixonante discussão sobre o tema Sustentabilidade. E acredito que nosso Forum atingiu o seu objetivo, promovendo a troca de experiência entre os participantes e atualizando os nossos associados e demais assistentes", comentou Célia Murgel, presidente da Abiauto.
Na noite anterior ao evento, um jantar reuniu diretores e executivos das principais montadoras, em conjunto com jornalistas, assessores e convidados. Durante o encontro, os diretores da Abiauto destacaram a importância de um evento que discute temas atuais para todo o setor automotivo.
Durante o Forum, executivos das principais montadoras compartilharam com o público presente algumas ideias e experiências novas com o uso de materiais recicláveis, fontes de energia renovável, portfólio renovado de produtos, novas tecnologias e projetos sociais.
A Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, abriu os trabalhos destacando a importância do setor automotivo no Brasil, como fonte geradora de empregos e de riqueza para o País.
"A indústria automobilística faz muito pela sustentabilidade, mas ainda fala pouco. Precisa ‘cacarejar’ mais sobre o assunto", apontou Ademar Cantero, Dietor de Comunicação da entidade.
A General Motors do Brasil, através de seu vice-presidente Marcos Munhoz, foi a primeira montadora a talar sobre suas ações de sustentabilidade com os programas de incentivo a reciclagem e melhor reparabilidade, tanto nos seus veículos como em suas plantas industriais. Durante o evento a montadora expôs o Chevrolet Volt, modelo com tecnologia híbrida que combina um motor elétrico e outro a combustão.
Em seguida o presidente da Audi, Leandro Radomile e o consultor Lothar Werninghaus falaram sobre o desenvolvimento de novos produtos que começa nas pistas de competição, onde a montadora alemã testa novidades para os seus carros. Novas soluções e materiais melhoram a aerodinâmica, ajudam a reduzir o peso do veiculo e economizar combustível, que consequentemente beneficiam a sustentabilidade.
O Supervisor de Inovação da Fiat Automóveis Toshizaemom Noce falou sobre a política de tratamento de resíduos e economia de energia em sua fábrica, o que contribui para um processo produtivo mais limpo e eficiente. A montadora também levou ao Forum Abiauto seu carro conceito Uno Ecology que incorpora o uso de materiais produzidos a partir de fontes renováveis, motor movido a etanol e tecnologias que reduzem o atrito, melhora o consumo e tornam o funcionamento do carro mais eficiente.
Em seguida foi a vez da Honda, que falou sobre a sustentabilidade da produção ao produto. "Tecnologia, performance e sustentabilidade podem andar lado a lado", disse Alfredo Guedes Júnior, Supervisor de Relações Públicas e Institucionais, que falou também sobre o case de sucesso da primeira motocicleta com motor flex do mundo e sua contribuição para a sustentabilidade.
A Toyota compartilhou com o publico sua experiência de aplicação do conceito de sustentabilidade em três dimensões: produto, produção e responsabilidade social. Na opinião de Ricardo Bastos, presidente da Fundação Toyota do Brasil, o conceito de carro ideal para o mercado brasileiro é o que combina a tecnologia híbrida-flex. No espaço Rosa Rosarum a montadora expôs o seu híbrido Prius, que será comercializado no Brasil em breve.
Por fim a Volkswagen, com as palestras de Michael Lehman (Gerente Executivo do projeto Pequenas Centrais Hidrelétricas), Antonio Carnielli Júnior (Gerente Executivo de carroceria, Acabamento, Segurança e predições Veiculares) detalhou suas ações sustentáveis como o programa de redução de emissões, consumo de energia, uso de fontes renováveis e um portfólio de produtos naturais que ofereça ao consumidor alternativas viáveis para uma mudança cultural. A Diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola destacou projetos sociais como o "Costurando o Futuro", que reaproveita uniformes usados para a confecção de bolsas, acessórios e objetos por meio de uma cooperativa de mulheres.
"Em nome dos associados, agradeço a presença e parceira de todos, especialmente as empresas que valorizaram e acreditaram na importância do II Forum Abiauto. Esperamos que a partir de agora as palestras e debates possam ajudar a gerar novas propostas e soluções para um mundo mais sustentável", finalizou a jornalista Célia Murgel, lembrando que todas as projeções do II Forum Abiauto estão disponibilizadas no site da entidade.
O Fórum ABIAUTO acontecerá anualmente e tem a pretensão de se tornar referência no mercado automotivo e jornalístico da América Latina, já que a representatividade da entidade é embasada em cerca de 100 expressivos jornalistas de quase todos os Estados brasileiros, especializados no segmento automotivo.
O II Fórum Abiauto contou com os patrocínios de ACDelco, Anfavea, Audi, Citroën, Fiat, General Motors, Honda, Matel, Mercedes-Benz, Renault, Toyota e Volkswagen; e apoio de Coca-Cola, Churrascaria Vento Haragano e TSO Brasil.
O que é a ABIAUTO?
A ABIAUTO – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva é uma sociedade com caráter associativo de classe, cultural, social e recreativa, constituída por profissionais de imprensa automotiva em atividade na mídia escrita e eletrônica dos meios de comunicação de massa – jornais, revistas, rádios, tvs e sites especializados -, assessorias de imprensa ligadas ao setor, departamentos de imprensa das montadoras e importadores de veículos.
Fundada em 1998 por jornalistas especializados da indústria automobilística, a ABIAUTO tem por finalidade a preservação da liberdade de imprensa; orientação, defesa, assistência social, assistência cultural e união de seus associados; incentivar o estudo dos assuntos automotivos; organizar, promover e patrocinar eventos; manter intercâmbio e cooperação com entidades semelhantes de outros países; promover e organizar concursos.
Em seu quadro de associados à ABIAUTO tem mais de 100 jornalistas de quase todos os Estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Pará), e que representam os órgãos de comunicação mais importantes do País.
Visite http://www.abiauto.com.br