O SUV compacto mais vendido do Brasil em 2019 recebeu opcionais. Confira o que o modelo oferece, preço sugerido e o consumo de combustível da versão topo de linha
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Lançado em 2015, o Jeep Renegade caiu no gosto do consumidor brasileiro e rapidamente passou a liderar o segmento de SUVs compactos no mercado nacional.
Como diz o ditado, “em time que está ganhando não se mexe, melhora”, a FCA Fiat Chrysler Automóveis, melhorou o carro na linha 2020 para continuar na liderança.
Entre as principais novidades, incluiu as lanternas traseiras de LED, a partir da versão de entrada a Longitude Flex, que também recebeu os faróis full LED de série.
Mudaram o sistema de iluminação, mas mantiveram a tradição, pois permaneceu o formato quadrado, uma herança aplicada inclusive no Wrangler, e o “X” estilizado, que remete aos traços dos galões de combustível dos antigos Jeep Willys militares, chamados de “jerry can”.
O SUV compacto da Jeep tem comprimento de 4,2 m, a distância entre-eixos é de 2,6 m, a largura de 1,8 m e a altura é de 1,7 m.
Estas dimensões conferem ao Jeep Renegade capacidade volumétrica do porta-malas de 320 litros e o tanque recebe até 60 litros de combustível.
A versão avaliada por AutoAgora.com.br é a topo de linha Limited, ela traz de série entre os itens de segurança os obrigatórios air bags dianteiros, além deles, os air bags de cortina, joelho para o motorista e laterais. Os cintos de segurança são de três pontos e os dianteiros têm ajuste de altura.
Para auxiliar o motorista na condução do veículo tem o controle de estabilidade para trailer (quando o engate é Mopar), controle eletrônico anti capotamento, controle de tração e estabilidade, auxilio em rampa, sistema Start & Stop (desliga o motor ao parar em um semáforo, por exemplo), direção eletro assistida progressiva, sensores de chuva, crepuscular e estacionamento.
Ainda inclui câmera de ré, sensores de proximidade, alarme, ajuste do volante me altura e profundidade, apoia braço central com porta-objetos e freio de estacionamento, o popular freio de mão, elétrico.
Por mais tradicional que seja o comprador, nos dias de hoje, ele não vai dispensar as comodidades de utilizar a central multimídia, principalmente a função de parear o celular e evitar multas durante a condução. O Renegade Limited 2020 Flex tem a maior tela multimídia sensível ao toque do segmento com 8,4 polegadas, aceita Android Auto e Apple Carplay. Tem o rádio FM e AM, 6 alto-falantes, comando de voz, entradas USB, inclusive para os ocupantes do banco traseiro e Bluetooth.
O painel de instrumentos de 7” é um misto de tradição e modernidade. No lado direito um velocímetro analógico, no esquerdo o conta-giros também analógico, e ao centro a tela digital com todas as informações do computador de bordo, inclusive as de velocidade.
O sistema de ar-condicionado é digital dual zone, onde o motorista pode escolher uma temperatura e o passageiro outra.
No Jeep Renegade Limited 2020 Flex o volante é em couro multifuncional com borboletas para as trocas de marchas manuais.
Os bancos são parcialmente revestidos em couro, como opcional pode optar pela cor marrom, opção oferecida a partir da linha 2020, que custa R$ 1.200,00.
Sem modificações no trem de força, o Jeep Renegade Limited 2020 Flex traz o motor E.torQ EVO 1.8 16V Flex, que entrega 135 cv (G) /139 (E) a 5750 rpm, o torque é de 18,8 kgfm (G)/19,3 (E) kgfm a 3750 rpm. Ele está acoplado ao câmbio automático de 6 marchas.
A suspensão dianteira é independente tipo McPherson, braços oscilantes inferiores, com geometria triangular e barra estabilizadora. Na traseira o sistema é McPherson com rodas independentes, multibraço e barra estabilizadora.
O Jeep Renegade Limited 2020 Flex testado por AutoAgora estava abastecido com 100% Etanol. Nestas condições os números de consumo validados pelo Inmetro são: 6,4 km/l na cidade e 8,0 km/l na rodovia.
Resultados próximos aos obtidos em condições de uso normal, ou seja, no trânsito e rodovia, o carro com o ar-condicionado ligado (os testes de validação são feitos com o ar-condicionado desligado ), fez 6,0 km/l na cidade e 7,7 km/l na rodovia.
Vale destacar que o consumo de combustível é totalmente influenciado pela maneira que o motorista dirige. No caso do Renegade Flex o melhor é conter a força no acelerador, principalmente no trânsito. Ao arrancar, o ideal é dar apenas um toque no pedal direito e deixar ele desenvolver velocidade progressivamente, não importa que os veículos ao lado ultrapassem, afinal o carro não está em uma pista de competição na qual precisa chegar na frente.
Passados estes primeiros metros ele embala e mantém o motor em 1.600 rpm, faixa ideal para o melhor aproveitamento energético. Já ao enfrentar uma subida, aí sim é preciso forçar o acelerador. Uma maneira de evitar esta força excessiva, o que faz gastar combustível é colocar o câmbio em modo manual e utilizar as borboletas ao lado do volante. Digamos que em terceira marcha ele estabilize nesta faixa de 1.600 rpm a 1.800 rpm, irá ultrapassar a subida sem gastar muito.
Na rodovia as acelerações são melhores que as retomadas. Ele desenvolve velocidade de maneira rápida, na reta estabiliza rapidamente em velocidade média de 120 km/l, porém, ao reduzir e depois retomar, demora um pouco. Neste caso, usar a função de trocas manuais ajuda.
Os dados divulgados pelo Inmetro mostram que o Jeep Renegade Limeted Flex consome abastecido com gasolina 9,4 km/l na cidade e 11,0 km/l na estrada.
No que diz respeito a calibragem das suspensões independentes, os engenheiros da Jeep conseguiram um bom acerto. É macia suficiente quando passa por valetas e lombadas e firme ao entrar em curvas, apesar da altura do modelo. As rodas são de liga leve 19″ calçadas com pneus 235/45 R19.
Ao entrar no Jeep Renegade Limited 2020 Flex o motorista não encontra dificuldades para ajustar banco, espelhos e encontra a melhor posição para dirigir. Mesmo sendo a versão topo de linha, os comandos de ajustes do banco são manuais.
O painel de instrumentos é de fácil visualização, porém, para o motorista extrair o melhor das informações disponíveis no computador de bordo, é necessário explorar, navegar pelos menus. Faça isso com o carro parado, pois é fácil de entender. O mesmo deve ser feito com a central multimídia.
O Jeep Renegade Limited 2020 Flex tem preço público sugerido para venda de R$ 109.990.
Mas o comprador pode gastar um pouco mais, para isso é só escolher os itens opcionais. Entre eles estão: Teto solar elétrico panorâmico por R$ 7.000,00, os bancos em couro marrom que custam R$ 1.200,00.
Tem ainda o Pack Protection Plus que inclui o protetor de cárter, protetor para barro dianteiro e traseiro, parafusos antifurto nas rodas e
Badge Jeep Authentic Accessories, ao preço de R$ 700,00. Assim o custo total pode chegar a R$ 118.990.
Em 2019 a FCA emplacou 68.726 unidades do Jeep Renegade, assim ele foi o SUV mais vendido do Brasil e figurou na 9ª posição entre os mais vendidos no ano. O carisma da marca Jeep prevalece entre os consumidores brasileiros.
Leia também: Quem precisa colocar a placa Mercosul
Motor: 1.8 E.TorQ Evo Flex
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.747 cm³
Potência: 135cv (G) /139 cv (E) a 5750 rpm
Torque: 18,7 (G) / 19,3 (E) a 3750 rpm
Alimentação: Injeção multiponto, sequencial indireta
Câmbio: Automático, 6 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Eletro assistida
Traseira: McPherson com rodas independentes, multibraço e barra estabilizadora
Traseiro: Disco sólido
Pneus: 235/45 R19
Rodas: Liga leve 19”
Comprimento: 4.232 mm
Largura: 1.798 mm
Altura: 1.686 mm
Entre-eixos: 2.570 mm
Tanque de combustível: 60 litros
Porta-malas: 320 litros