Avaliação: O que mudou no Jeep Renegade Limited 2020 Flex

Avaliação: J3 Turin S
09/05/2016
Avaliação: Renault Captur BOSE 2020 com motor 1.6 16V e câmbio CVT X-TRONIC
03/03/2020

Avaliação: O que mudou no Jeep Renegade Limited 2020 Flex

O SUV compacto mais vendido do Brasil em 2019 recebeu opcionais. Confira o que o modelo oferece, preço sugerido e o consumo de combustível da versão topo de linha
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação

 

Lançado em 2015, o Jeep Renegade caiu no gosto do consumidor brasileiro e rapidamente passou a liderar o segmento de SUVs compactos no mercado nacional.
Como diz o ditado, “em time que está ganhando não se mexe, melhora”, a FCA Fiat Chrysler Automóveis, melhorou o carro na linha 2020 para continuar na liderança.

Entre as principais novidades, incluiu as lanternas traseiras de LED, a partir da versão de entrada a Longitude Flex, que também recebeu os faróis full LED de série.
Mudaram o sistema de iluminação, mas mantiveram a tradição, pois permaneceu o formato quadrado, uma herança aplicada inclusive no Wrangler, e o “X” estilizado, que remete aos traços dos galões de combustível dos antigos Jeep Willys militares, chamados de “jerry can”.

Jeep Renegade Limited 2020 Flex: Dimensões e capacidades

O SUV compacto da Jeep tem comprimento de 4,2 m, a distância entre-eixos é de 2,6 m, a largura de 1,8 m e a altura é de 1,7 m.

Estas dimensões conferem ao Jeep Renegade capacidade volumétrica do porta-malas de 320 litros e o tanque recebe até 60 litros de combustível.

Itens de série no Jeep Renegade Limited 2020 Flex

A versão avaliada por AutoAgora.com.br é a topo de linha Limited, ela traz de série entre os itens de segurança os obrigatórios air bags dianteiros, além deles, os air bags de cortina, joelho para o motorista e laterais. Os cintos de segurança são de três pontos e os dianteiros têm ajuste de altura.

Para auxiliar o motorista na condução do veículo tem o controle de estabilidade para trailer (quando o engate é Mopar), controle eletrônico anti capotamento, controle de tração e estabilidade, auxilio em rampa, sistema Start & Stop (desliga o motor ao parar em um semáforo, por exemplo), direção eletro assistida progressiva, sensores de chuva, crepuscular e estacionamento.

Ainda inclui câmera de ré, sensores de proximidade, alarme, ajuste do volante me altura e profundidade, apoia braço central com porta-objetos e freio de estacionamento, o popular freio de mão, elétrico.

Jeep Renegade Limited 2020 Flex: Tecnologia embarcada

Por mais tradicional que seja o comprador, nos dias de hoje, ele não vai dispensar as comodidades de utilizar a central multimídia, principalmente a função de parear o celular e evitar multas durante a condução. O Renegade Limited 2020 Flex tem a maior tela multimídia sensível ao toque do segmento com 8,4 polegadas, aceita Android Auto e Apple Carplay. Tem o rádio FM e AM, 6 alto-falantes, comando de voz, entradas USB, inclusive para os ocupantes do banco traseiro e Bluetooth.

O painel de instrumentos de 7” é um misto de tradição e modernidade. No lado direito um velocímetro analógico, no esquerdo o conta-giros também analógico, e ao centro a tela digital com todas as informações do computador de bordo, inclusive as de velocidade.

O sistema de ar-condicionado é digital dual zone, onde o motorista pode escolher uma temperatura e o passageiro outra.

No Jeep Renegade Limited 2020 Flex o volante é em couro multifuncional com borboletas para as trocas de marchas manuais.
Os bancos são parcialmente revestidos em couro, como opcional pode optar pela cor marrom, opção oferecida a partir da linha 2020, que custa R$ 1.200,00.

Jeep Renegade Limited 2020 Flex: Motor, câmbio, suspensões e freios

Sem modificações no trem de força, o Jeep Renegade Limited 2020 Flex traz o motor E.torQ EVO 1.8 16V Flex, que entrega 135 cv (G) /139 (E) a 5750 rpm, o torque é de 18,8 kgfm (G)/19,3 (E) kgfm a 3750 rpm. Ele está acoplado ao câmbio automático de 6 marchas.

A suspensão dianteira é independente tipo McPherson, braços oscilantes inferiores, com geometria triangular e barra estabilizadora. Na traseira o sistema é McPherson com rodas independentes, multibraço e barra estabilizadora.

Jeep Renegade Limited 2020 Flex: Consumo de combustível e impressões ao dirigir

O Jeep Renegade Limited 2020 Flex testado por AutoAgora estava abastecido com 100% Etanol. Nestas condições os números de consumo validados pelo Inmetro são: 6,4 km/l na cidade e 8,0 km/l na rodovia. 

Resultados próximos aos obtidos em condições de uso normal, ou seja, no trânsito e rodovia, o carro com o ar-condicionado ligado (os testes de validação são feitos com o ar-condicionado desligado ), fez 6,0 km/l na cidade e 7,7 km/l na rodovia.

Consumo de combustível: cuidado com o pé direito

Vale destacar que o consumo de combustível é totalmente influenciado pela maneira que o motorista dirige. No caso do Renegade Flex o melhor é conter a força no acelerador, principalmente no trânsito. Ao arrancar, o ideal é dar apenas um toque no pedal direito e deixar ele desenvolver velocidade progressivamente, não importa que os veículos ao lado ultrapassem, afinal o carro não está em uma pista de competição na qual precisa chegar na frente.

Passados estes primeiros metros ele embala e mantém o motor em 1.600 rpm, faixa ideal para o melhor aproveitamento energético. Já ao enfrentar uma subida, aí sim é preciso forçar o acelerador. Uma maneira de evitar esta força excessiva, o que faz gastar combustível é colocar o câmbio em modo manual e utilizar as borboletas ao lado do volante. Digamos que em terceira marcha ele estabilize nesta faixa de 1.600 rpm a 1.800 rpm, irá ultrapassar a subida sem gastar muito.

Atenção nas retomadas

Na rodovia as acelerações são melhores que as retomadas. Ele desenvolve velocidade de maneira rápida, na reta estabiliza rapidamente em velocidade média de 120 km/l, porém, ao reduzir e depois retomar, demora um pouco. Neste caso, usar a função de trocas manuais ajuda.

Os dados divulgados pelo Inmetro mostram que o Jeep Renegade Limeted Flex consome abastecido com gasolina 9,4 km/l na cidade e 11,0 km/l na estrada.

No que diz respeito a calibragem das suspensões independentes, os engenheiros da Jeep conseguiram um bom acerto. É macia suficiente quando passa por valetas e lombadas e firme ao entrar em curvas, apesar da altura do modelo. As rodas são de liga leve 19″ calçadas com pneus 235/45 R19.

Jeep Renegade Limited 2020 Flex: Interior confortável e funcional

Ao entrar no Jeep Renegade Limited 2020 Flex o motorista não encontra dificuldades para ajustar banco, espelhos e encontra a melhor posição para dirigir. Mesmo sendo a versão topo de linha, os comandos de ajustes do banco são manuais.

O painel de instrumentos é de fácil visualização, porém, para o motorista extrair o melhor das informações disponíveis no computador de bordo, é necessário explorar, navegar pelos menus. Faça isso com o carro parado, pois é fácil de entender. O mesmo deve ser feito com a central multimídia.

Jeep Renegade Limited 2020 Flex: Preço sugerido e opcionais

O Jeep Renegade Limited 2020 Flex tem preço público sugerido para venda de R$ 109.990.

Mas o comprador pode gastar um pouco mais, para isso é só escolher os itens opcionais. Entre eles estão: Teto solar elétrico panorâmico por R$ 7.000,00, os bancos em couro marrom que custam R$ 1.200,00.

Tem ainda o Pack Protection Plus que inclui o protetor de cárter, protetor para barro dianteiro e traseiro, parafusos antifurto nas rodas e
Badge Jeep Authentic Accessories, ao preço de R$ 700,00. Assim o custo total pode chegar a R$ 118.990.

Em 2019 a FCA emplacou 68.726 unidades do Jeep Renegade, assim ele foi o SUV mais vendido do Brasil e figurou na 9ª posição entre os mais vendidos no ano. O carisma da marca Jeep prevalece entre os consumidores brasileiros.

Leia também: Quem precisa colocar a placa Mercosul

Ficha técnica Jeep Renegade Limited 2020 Flex

Motor: 1.8 E.TorQ Evo Flex

Disposição: Dianteiro transversal

Número de cilindros: 4 em linha

Número de válvulas: 16

Cilindrada: 1.747 cm³

Potência: 135cv (G) /139 cv (E) a 5750 rpm

Torque: 18,7 (G) / 19,3 (E) a 3750 rpm

Alimentação: Injeção multiponto, sequencial indireta

Câmbio: Automático, 6 marchas

Tração: Dianteira

Direção: Eletro assistida

Suspensão
Dianteira: Independente tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores, com geometria triangular e barra estabilizadora

Traseira: McPherson com rodas independentes, multibraço e barra estabilizadora

Freios
Dianteiro: Disco ventilado

Traseiro: Disco sólido

Pneus: 235/45 R19

Rodas: Liga leve 19”

Dimensões / Capacidades:

Comprimento: 4.232 mm

Largura: 1.798 mm

Altura: 1.686 mm

Entre-eixos: 2.570 mm

Tanque de combustível: 60 litros

Porta-malas: 320 litros

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *