A fabricante de caminhões e veículos comerciais pertencente ao Grupo Fiat mantém investimentos e segue com o plano de crescimento para Brasil e América Latina
Fotos: Divulgação
Com a presença do governador de Minas Gerais Aécio Neves, do piloto da Equipe Ferrari na F-1, Felipe Massa, entre outras autoridades, a Iveco inaugurou dia 17 de setembro em Sete Lagoas (MG), sua nova unidade produtiva para caminhões semipesados e pesados.
Segundo divulgado pela empresa, esta unidade foi totalmente planejada no Brasil a partir dos conceitos WCM (World Class Manufacturing), que significa Produção de Classe Mundial, modelo adotado em todo o mundo pelo Grupo Fiat, o qual reúne as melhores práticas da produção industrial e visa à eliminação de desperdícios de qualquer espécie (de energia, de materiais e de esforço humano envolvido).
Com esta ampliação, a fabricante agora pode produzir até 20.000 unidades ao ano de caminhões semipesados e pesados. Nos dois últimos anos, a Iveco multiplicou suas vendas por quatro no Brasil, o que totalizou em 2008, o volume recorde de 12.000 caminhões vendidos no território nacional.
Para continuar nesta escalada de sucesso, de maneira inédita na indústria de caminhões nacional, a empresa vem lançando duas novas famílias de produtos por ano.
Além da festa de inauguração, que ocorreu propositadamente no Dia Nacional do Transportador Rodoviário de Carga, a empresa mostrou para a imprensa especializada seu novo produto, o caminhão pesado Iveco Cursor 330, produzido nesta nova linha de montagem, junto com os modelos pesados Iveco Stralis, Iveco Trakker e os semipesados Iveco Tector e Iveco EuroCargo (todos eles caminhões com peso bruto total acima de 16 toneladas).
Por questões de estratégia, a empresa não divulgou o preço sugerido do Cursor 330, pois será revelado na FENATRAN – Salão Internacional do Transporte, que acontece de 26 a 30 de outubro no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP). O modelo atende ao segmento específico de 45 toneladas de PBTC até 340 cv. É equipado com motor Iveco-FPT Cursor 8 e câmbio ZF1650 de 16 marchas. A cabine tem novo design, usa nova suspensão de quatro pontos, um novo interior, com painel moderno, o qual inclui o “econômetro”, instrumento que indica o consumo instantâneo e a pressão do turbo. O Cursor oferece a maior variedade de cabines do segmento: curta teto baixo, leito teto baixo e leito teto alto.
Estas ações integram o plano de investimentos que totaliza R$580 milhões, além de novos modelos a empresa trabalha para montar o condomínio de fornecedores, o qual deve iniciar atividades em 2012.