Em Florianóplois (SC), a fabricante de caminhões e veículos comerciais mostrou na última sexta-feira (19/03) o novo pesado de sua linha. Segundo a Iveco, ele foi projetado para atender as necessidades do cliente. Para isso, a empresa ouviu frotistas, caminhoneiros e outros profissionais envolvidos diretamente com o transporte de cargas.
No total são três modelos com oito versões e três opções de tração cada: 4×2, 6×2 e 6×4 e o 380 NR é disponível nas versões 4×2 e 6×2. Os Iveco Stralis NR de 460cv e 415cv são indicados para puxar carretas convencionais de 3 eixos espaçados 6×2 (“vanderleia”) em até 53 toneladas de PBTC (peso bruto total combinado); carretas bitrem em 6×2 de até PBTC de 57 toneladas; rodotrem e bitrenzão em 6×4, chegando a PBTC de até 74 toneladas. Já o Iveco Stralis 380 NR é mais indicado para operar com carretas convencionais de 3 eixos em 4×2 e 6×2, podendo chegar também a PBTC de até 57 toneladas.
A gama ainda pode atender a aplicações rodoviárias como: graneleiro, carga seca, basculante, baú carga geral, tanque, cegonheiro, baú frigorífico, porta-container, baú lonado (sider), canavieiro, tanque aço inox, entre outros.
A montadora manteve a cabina de seu antecessor, ele já vem de série com suspensão pneumática de cabina, climatizador, mais de 20 porta-objetos, ampla cama, CD player, vidro elétrico e travamento central das portas, caixa térmica, buzina pneumática, suspensão pneumática, banco motorista, computador de bordo, faróis de neblina e profundidade. Visualmente, porém, o caminhão ganha maior imponência e ficou mais robusto com os defletores de ar superiores e laterais, disponíveis como opcionais, os quais aumentam a eficiência aerodinâmica do modelo. Outro opcional que chama atenção são os novos tanques de alumínio, juntos eles comportam 900 litros (600 + 300 litros) nas configurações de tração 6×2 e 6×4 (essa era mais uma requisição dos clientes, que querem maior autonomia de viagem).
As rodas de alumínio também figuram na lista de opcionais, a qual ainda inclui: espelhos retrovisores elétricos (um pedido dos motoristas), geladeira com capacidade de 23,7 litros (apenas na versão de 460cv), a barra estabilizadora traseira 4×2, que garante mais segurança no transporte de carga com centro de gravidade mais alto, além do para-lama tripartido, que proporciona maior segurança nas aplicações de implemento tanque, além de menor custo de manutenção.
Outros opcionais já existentes na linha anterior completam a lista: ar-condicionado, freios ABS, eixo com redução dos cubos, roda de alumínio. Na versão 380 NR, aparecem como opcionais a caixa térmica e vidros e travas elétricos, que são de série nas versões 460 e 410.
E para facilitar o gerenciamento de frotas, a Iveco lança com o Stralis NR o serviço ‘Frota Fácil’. Ele vem em um kit que contempla módulo eletrônico embarcado, sistema de transmissão de dados com antenas integradas de localização GPS e de comunicação celular GPRS, software disponibilizado em CD, cabo USB de 2 metros e manual de fácil leitura. O módulo eletrônico recebe diretamente da centralina a telemetria do caminhão, enquanto o posicionamento do veiculo é monitorado pela antena GPS. Todas essas informações são enviadas depois às empresas de rastreamento via antena de comunicação celular (GPRS), que podem traduzi-las em análises sobre consumo, velocidade, frenagem, entre outros, todos pontos importantes para verificar o desempenho do caminhão, além de garantir que o veículo esteja sendo conduzido de forma segura.
Com este lançamento, a Iveco confirma a disposição de investir no País, e mostra que os efeitos da crise financeira iniciada em 2008 já passou. A ordem é continuar crescendo.