A Iveco lançou o BUS 17-210 G, uma solução de combustível mais limpo para transporte urbano. Dependendo da configuração, o utilitário pode vir equipado com até 9 cilindros de armazenamento e marcando autonomia de até 350 km.
Produzido na planta da Iveco em Córdoba, na Argentina, o ônibus tem alto potencial de aplicação, principalmente para transporte urbano: sua configuração vai ao encontro da estrutura já existente em cidades com distribuição de GNV.
O tempo de abastecimento é rápido e pode ser realizado em cerca de 20 minutos, assegurando a flexibilidade nas garagens e um menor tempo de ônibus parado.
Veja mais: Fiat Strada é o veículo mais vendido de julho de 2024
Em operação, o uso do gás natural entrega vantagens ambientais como reduções de 90% do dióxido de nitrogênio (NO2) e de 10% de dióxido carbono (CO2). Abastecido com biometano, a emissão de CO2 pode ser até 95% inferior.
A tecnologia de combustão permite 210 cv e 760 Nm, que asseguram performance e rendimento no dia a dia, com alta potência e torque máximo em qualquer percurso. A economia em comparação ao diesel é de 40%.
Danilo Fetzner, vice-presidente da IVECO BUS para América Latina, ressalta a ampla disponibilidade de gás na América Latina, o que torna o chassi uma opção viável para sistemas que demandam tecnologias “verdes” sem maiores custos. A oferta multi energia apoia a jornada da IVECO BUS, conduzindo a transição energética rumo a descarbonização.
“Temos sido cada vez mais procurados por clientes bastante interessados na nossa tecnologia. O BUS 17-210 G tem um grande potencial de aplicação, principalmente em sistemas urbanos”, explica Fetzner.
Saiba mais: Vantagens e desvantagens dos 3 cilindros
“Além do Brasil, a América Latina possui diferentes políticas públicas que suportam a mudança na matriz energética. Países como Peru e Argentina, por exemplo, tem grande demanda para a solução GNV”, aponta.
O chassi BUS 17-210 G está disponível sob encomenda, com as principais carrocerias urbanas.