Criado exclusivamente para o mercado interno coreano, segundo a fabricante, o Kia Ray EV é um parente próximo do Kia Ray 1.0 litro à gasolina, que começou a ser vendido na Coreia do Sul no mês passado.
Ele compartilha as dimensões daquele modelo e, pela primeira vez na fabricação de um elétrico, pode compartilhar a linha de produção com carros convencionais com motor de combustão.
Com tração dianteira é alimentado por um motor elétrico de 50 kW e uma bateria de polímero de íons de lítio de alta capacidade de 16,4 kWh, projetada para um ciclo de vida de 10 anos e mantida sob o banco traseiro e o piso da cabine.
O carro atinge velocidade máxima de 130 km/h. O tempo de recarga é de seis horas, com uma fonte de 220 V e de 25 minutos no modo carga rápida.
Durante 2012, a Kia planeja produzir 2.500 unidades do Ray EV, que serão fornecidas aos departamentos governamentais e órgãos públicos como parte do programa de pesquisa e desenvolvimento de longo prazo em condições reais para fornecer transporte ambientalmente amigável para os clientes Kia ao redor do mundo durante a próxima década.