Mercedes AMG traz para o Brasil a nova geração de superespotivos com propulsor V8 biturbo, os turbocompressores são colocados no ‘V’ dos cilindros
Texto: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Dia 21 de maio, a AMG, divisão de superesportivos da Mercedes-Benz, mostrou para a imprensa especializada brasileira, na cidade de Mogi Guaçú, os modelos C63 S, GT S e S63 Coupé. Eles são equipados com propulsor V8 biturbo 4.0 L de 510 cv, disponíveis entre 5.500 a 6.250 rpm e 71,4 kgfm de torque entre 1.750 e 4.500 rpm.
A injeção direta de terceira geração é piezelétrica o processo de combustão dirigido por aspersão e os turbocompressores são montados dentro do V formado pelos cilindros.
Já o sistema de arrefecimento do motor utiliza um radiador adicional na caixa de roda. Os coxins do motor são dinâmicos, eles modificam sua rigidez de acordo com as condições de rodagem e estilo de condução.
O propulsor é montado manualmente segundo o princípio da fabricante, “um homem, um motor”. É uma marca registrada da AMG para atestar a qualidade e precisão, e o logotipo dos motores AMG vem com a assinatura do técnico responsável.
A transmissão é esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete velocidades, suspensão dianteira com quatro braços, a qual utiliza conexões de freios especiais para competição e diferencial blocante traseiro. Os amortecedores são controlados eletronicamente, a elastocinemática foi desenvolvida especificamente para estes modelos.
Entre as tecnologias embarcadas está o sistema de controle de estabilidade (ESP) de três estágios, com as funções “ESP ON”, “ESP SPORT Handling Mode” e “ESP OFF”. A empresa fixou o preço dos carros em dólar e utiliza o câmbio de R$ 2,60, assim o C63 S AMG custa US$ 209.900 (R$ 545.740), o AMG GT S sai por US$ 329.900 (R$ 857.740) e o S63 AMG Coupé custa US$ 346.900 (R$ 901.940), este último, a empresa divulgou que tem cinco unidades encomendadas.