Fabricante alemã passa a produzir no país o sedã compacto A3, o motor 2.0L turbo com injeção direta e indireta substitui o 1.8L
Texto: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Em São Paulo, dia 26 de novembro, a Audi mostrou para a imprensa especializada brasileira o A3 sedã fabricado no Brasil com motor 2.0 TFSI.
Ele tem comprimento de 4.456 mm, largura de 1.796 mm, altura de 1.416 mm, para uma distância entre os eixos de 2.637 mm. No porta-malas a capacidade é de 425 litros e o tanque de combustível recebe até 50 litros.
O propulsor 2.0 TFSI, movido a gasolina entrega potência de 220 cv e torque de 35,69 kgfm disponíveis entre 1.500 e 4.400 rpm. É um dos mais modernos feitos pela empresa no mundo. A injeção de combustível indireta adicional complementa a injeção direta. Dependendo da aceleração ele utiliza uma ou outra e até as duas. As válvulas tem o sistema de levantamento (Audi valvelift system – AVS) para ajustar o curso das válvulas de exaustão e o coletor de escapamento integrado ao cabeçote. O câmbio é o S tronic de 6 velocidades e dupla embreagem em banho de óleo.
A direção tem assistência elétrica, as suspensões são independentes McPherson na dianteira e multilink na traseira e os freios a discos nas quatro rodas, o de estacionamento é elétrico.
Impressões ao dirigir
No teste drive promovido pela Audi, trecho entre São Paulo e Aldeia da Serra, o qual alternou situações de trânsito carregado e rodovia. O carro mostrou desempenho exemplar. Acelerações rápidas, retomadas rápidas, câmbio muito bem ajustado e o freio extremamente forte. Destaque também para a precisão da direção elétrica. Amolece e endurece de acordo com a necessidade.
O sistema de suspensão ficou bem calibrado, porém, em situações de imperfeições do asfalto, os ocupantes sentem algum desconforto, causado pelo perfil baixo dos pneus (225/45 R17).
E os equipamentos como o controle de cruzeiro e sensor de aproximação, o qual diminui a velocidade do carro e o mantém na distância programada do veículo vai à frente, funcionam perfeitamente. A motorização 2.0 TFSI está disponível na opção Ambition , com preço sugerido de R$ 137.990.
Ele traz de série ar-condicionado automático digital e de duas zonas, central multimídia Bluetooth, trio elétrico, bancos de couro com ajuste elétrico, controle de cruzeiro, retrovisor interno fotocromático, teto solar panorâmico, volante multifuncional com padle shift para trocas de marcha sequenciais, sistema de rebatimento nos retrovisores externos, seletor de modo de pilotagem, faróis de neblina, start-stop, faróis bixenônio, controle de tração e estabilidade, airbags frontais, laterais e de joelho e sensor de ré e freio de estacionamento elétrico.
Tem ainda o Audi drive select, o qual regula as respostas do pedal do acelerador, a assistência da direção e o câmbio S Tronic. O motorista pode variar entre os modos Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual ao toque de um botão. O Individual permite especificar o próprio perfil ou as regulagens preferidas.
Entre os opcionais está o Lane Assist (lê as faixas de rolamento, endurece a direção para manter o carro entre elas se não acionar a seta), ACC (controlador de velocidade ativo, o qual freia e acelera o carro de acordo com o tráfego na frente), rádio MMI Plus com GPS e o Park Assist (que manobra o carro em vagas paralelas e perpendiculares). Ao adicionar estes itens vai a R$ 169.490.
Com o A3 sedã, a Audi deu um salto de qualidade nos modelos do segmento fabricados no Brasil.