Sedã compacto passa por modificações no visual, ganha OnStar e My Link de segunda geração, mas continua com a mesma arquitetura e opções de motorização
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
O Rio de Janeiro foi o local escolhido pela General Motors do Brasil para mostrar o Chevrolet Cobalt 2016. O encontro com a imprensa especializada aconteceu dia 03/12. O sedã compacto que tem como características amplo espaço interno e grande porta-malas recebeu novo visual.
A dianteira ganhou um novo capô com vincos superiores, a grade utiliza duas aberturas e o logo Chevrolet no centro. Os faróis estão mais afilados e trazem uma armação cromada na parte interna que demarca a área específica das lâmpadas. Ganharam ainda projetores de dupla parábola. O para-choque recebeu vincos, novas molduras nas lâmpadas auxiliares e entrada de ar inferior. A inspiração veio do recém-lançado Malibu vendido nos Estados Unidos.
Na traseira, adotaram linhas curvilíneas nas lanternas, elas invadem a tampa do porta-malas, que também foi redesenhada. Incluíram um aerofólio na parte superior.
Não foram feitas alterações nas laterais, permanecem os vincos acima das maçanetas que cortam o carro dos faróis até as lanternas e os vincos inferiores nas quatro portas.
No interior, novos matérias de acabamento, painéis das portas reprojetados, opções de cores bicolor, de acordo com o acabamento. Além do formato, o posicionamento dos puxadores e dos comandos dos vidros elétricos foram revistos.
E o quadro de instrumentos continua com velocímetro digital, o qual teve o desenho inspirado nos utilizados em motos.
O Cobalt 2016 traz a nova geração do sistema multimídia MyLink, com os sistemas Android Auto, da Google, e CarPlay, da Apple que permite espelhar o smarthphone ou tabelete na tela do painel.
E o de conectividade OnStar, o qual oferece vários serviços como encontrar uma rota, reservar ingressos para teatro, shows, restaurantes, entre outros, através de uma central de atendimento.
O Comprimento é de 4.481 mm, para uma distância entre os eixos de 2.620 mm. A Largura carroceria é de 2.005 mm, altura de 1.523 mm. No porta-malas a capacidade é de 563 litros e o tanque de combustível recebe até 54 litros.
Entre os equipamentos de série traz o ar-condicionado, direção hidráulica, conjunto ou elétrico das travas, portas e vidros, chave tipo canivete com controle remoto de abertura inclusive da tampa do porta-malas, bancos e volante com regulagem de altura. As rodas são de 15 polegadas e os pneus 195/65 R15.
O teste drive promovido pela GM aconteceu entre o centro do Rio de Janeiro até Teresópolis, numa distância aproximada de 200 km ida e volta. Eu tive a oportunidade de guiar a versão Elite com transmissão automática. Na partida foi possível sentir o comportamento do carro em situações de transito carregado, o anda e para das grandes cidades.
O Cobalt é um carro confortável, tanto para o motorista como o passageiro. As regulagens do banco e volante são simples, muito fácil de encontrar o posicionamento ideal. Painel com excelente visualização, o velocímetro digital é excelente aliado para evitar multas.
No anda e para do trânsito, corresponde bem, não é necessário pisar de mais no acelerador para tira-lo da inércia, um leve toque é o suficiente, o que ajuda a economizar combustível.
O câmbio é bem escalonado, o motorista não percebe a mudança das marchas.
Em situação de rodovia de rodovia, não é necessário forçar para atingir 110 km/h. Oferece boas retomadas e não causa susto ao realizar uma ultrapassagem, mesmo em situações de aclive.
A suspensão está bem calibrada, oferece conforto ao ultrapassar imperfeições do asfalto e estabilidade nas curvas.
Preços e versões
A opção LT de entrada traz comandos elétricos dos retrovisores e dos vidros. Acabamento interno diferenciado, no qual predomina a cor preta Jet Black com alguns toques de cinza “Dark Ash Gray”, enquanto que os bancos são de tecido.
Na LTZ incluíram faróis de neblina com moldura cromada, sensor de estacionamento, computador de bordo, volante multifuncional, bancos com a nova combinação de tecido e revestimento premium, encosto de braço em material “soft touch” controle de cruzeiro, multimídia MyLink, sistema OnStar e rodas de alumínio.
A versão topo de linha passa a ser a Elite com bancos de revestimento premium nas cores Brownstone e Jet Black e a assinatura do nome da versão, volante e encosto de braços com costura pespontada, frisos cromados na região das saias laterais, sensor de chuva e crepuscular, além de rodas de alumínio especialmente desenvolvidas para o modelo.
Com motor 1.4L o qual entrega potência de 102 cv (E)/ 97 cv (G) e torque de 13 kgfm (E)/ 12,5 kgfm (G) a 3.200 rpm ele é comercializado nas versões LT (R$ 52.690) e LTZ (R$ 57.590). O propulsor 1.8L oferece 108 cv (E)/ 106 cv (G) a 5.400 rpm e torque de 17,1 kgfm (E)/ 16,4 kgfm (G) a 3.200 rpm. Com acabamento LTZ e transmissão manual o custo é de R$ 59.900. Ao adicionar o câmbio automático de 6 velocidades vai a R$ 65.990. A topo de linha Elite sai por R$ 67.990, só com transmissão automática.
Não foram feitas alterações na arquitetura e trem de força do carro, assim ele compartilha peças de reposição com o modelo vendido anteriormente.