Por: Edison Ragassi/ Fotos: AA Imagens/Divulgação
Dia 09/12 a General Motors mostrou para a imprensa especializada brasileira o hatch médio Chevrolet Cruze Sport6. Ele recebeu mudanças visuais e dimensões para diferenciar-se do sedã.
Na dianteira o Cruze hatch traz faróis e grade superior integrados com entradas de ar bipartidas.
O para-choque dianteiro é de estilo “RS” norte-americano, com aletas exclusivas, faróis auxiliares horizontais e spoiler integrado à base pintado em preto fosco.
A traseira é alta, com lanternas que lembram as do Camaro, pela disposição das lâmpadas e assinatura luminosa que criam à noite, ela é 217mm mais curta que a do sedã.
O para-choque tem acabamento exclusivo e elementos inspirados no da versão “RS”.
Traz defletores nas extremidades, moldura fosca e saída de escape alargada. Na parte superior da tampa do porta-malas um aerofólio que integra a terceira luz de freio.
As laterais são marcadas pela curvatura do teto que vai do para-brisa até os pilares posteriores. As rodas de alumínio aro 17 com raios em forma de “Y” completam o conjunto.
No total, o Cruze Sport6 mede 4.448 mm de comprimento, a largura é de 1.807 mm, para uma distância entre os eixos de 2.700 mm. A capacidade do porta-malas é de 290 litros e o tanque de combustível recebe até 52 litros.
O interior do hatch médio Chevrolet teve os painéis de instrumentos e das portas redesenhados, os consoles com porta-objetos foram redistribuídos.
Permanece o conceito “dual-cockpit” que separa a área do painel destinada ao motorista e ao passageiro.
No volante há regulagem de altura e profundidade. Ele é multifuncional, agrupa teclas na parte dianteira e traseira.
O quadro de instrumentos traz os principais dados do veículo e vem com um computador de bordo de última geração.
O hatch médio utiliza o mesmo motor Ecotec 1.4L turbo flex do irmão sedã, ele é montado com bloco e cárter de alumínio e comando de válvulas variável.
O cabeçote possui coletor de escape integrado. Utiliza ainda injeção direta, controle eletrônico de aceleração (ETC), turbo compressor e sistema Stop/Start.
Entrega potência de 150 cv (G) a 5.600 rpm /153 cv (E) a 5.200 rpm. O torque é de 24 kgm (G) a 2.100 rpm/ 24,5 kgfm (E) a 2.000 rpm.
Completa o trem de força a transmissão automática de 6 velocidades com Active Select para trocas manuais.
Segundo dados de eficiência energética do Inmetro recebeu nota A. Consome 11,3 km/L de gasolina na cidade e 13,6 km/L na rodovia.
Abastecido com etanol chega a 7,6 km/L e 9,3 km/l, respectivamente. Na média, é cerca de 30% mais econômico que o modelo de geração anterior, equipado com o propulsor 1.8L aspirado.
A suspensão dianteira é do tipo independente McPherson, com barra estabilizadora ligada a hastes tensoras e molas helicoidais com carga lateral.
Na traseira é do tipo eixo de torção, semi-independente e molas helicoidais.
Elas têm ajustes diferentes dos utilizados no sedã, pois a marca privilegiou a condução esportiva, o que significa que eles não compartilham estas peças na reposição. A calibração da direção elétrica também é exclusiva.
A versão LT do Cruze Sport6 tem preço sugerido de R$ 89.990. Ele traz de série o controle eletrônico de tração e de estabilidade, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), direção elétrica progressiva, luz de condução diurna, controle de cruzeiro, abertura e fechamento dos vidros por controle remoto, tomada de 12V também para os ocupantes traseiros, revestimento premium dos bancos.
Também tem OnStar, air bags frontais e laterais, cintos de segurança de três pontos e sistema isofix de fixação de cadeirinha infantil.
Assistente de partida em rampas, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sistema de áudio de alta definição, multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay.
A opção topo de linha LTZ custa R$ 110.990, tem a mais o teto solar, airbags de cortina, faróis com regulagem de altura, luz de condução diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação na chave, partida por botão no painel, acionamento da ignição por controle remoto, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, multimídia MyLink tela de 8” com GPS integrado e mapas 3D, acabamento da grade e das maçanetas externas em cromo, rodas com acabamento escurecido.
– Assistente de permanência na faixa
– Alerta de colisão frontal
– Alerta de ponto cego
– Sistema de estacionamento semiautomático
– Farol alto inteligente
– Carregador de celular sem fio
– Banco do motorista com ajustes elétricos
– Monitoramento da distância do veículo à frente.
A expectativa da Chevrolet é alcançar a liderança do segmento dos hatches médios.