Utilitário esportivo fabricado Goiás teve o visual redesenhado, recebeu novas configurações de equipamentos e continua com o mesmo trem de força
Texto: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
A CAOA Montadora de veículos renovou o utilitário esportivo Hyundai iX35. Fabricado em Anápolis, Goiás, recebeu nova grade dianteira. As luzes de neblina foram redesenhadas. Incluíram na dianteira um spoiler e luzes de LED no conjunto ótico.
Ele passa a ser comercializado em três versões. A de entrada custa R$ 99.990 e traz, ar-condicionado com saída para os bancos traseiros, sistema de som leitor de MP3, Bluetooth, entrada auxiliar, conexão USB, sensor de estacionamento, entre outros. Nos bancos o acabamento parcial é de couro, rodas aro 18 e chave tipo canivete.
Na opção intermediária sai por R$ 109.990, tem a mais as rodas aro 18 com outro visual, botão de partida e entrada sem chave, controlador de velocidade, sistema multimídia com tela de LCD, câmera de ré e GPS e rack de teto.
E a topo de linha custa R$ 122.990, vem com bancos, volante e manopla do câmbio de couro, maçanetas cromadas, protetor externo para a base das portas, ESP (controle de estabilidade) e TCS (controle de tração), ar-condicionado dual zone, regulagem elétrica do banco do motorista com ajuste lombar, airbags laterais e de cortina, lanternas traseiras em LED e duplo teto solar. Há também a série especial Launching Edition, vendida somente na cor laranja, limitada a 300 unidades.
O motor Flex 2.0 de 16 válvulas, entrega 167 cv (E)/157 (G) a 6.200 rpm e torque de 20,6 kgfm (E)/19,2 kgfm (G) a 4.700 rpm. O câmbio é automático de 6 marchas e a direção de assistência elétrica progressiva com controle de torque.
Impressões ao dirigir
A versão do iX35 avaliada no tese drive promovido pela Caoa Montadora de Veículos foi a topo de linha. Em uma primeira avaliação nota-se que o material do painel não é emborrachado, o que daria um pouco mais de requinte.
O banco é confortável, ajustes elétricos de fácil manuseio. Um volante de boa empunhadura, que tem os comandos do sistema de som, controlador de velocidade e celular conectado por Bluetooth. Comparado a outros disponíveis no mercado nacional, o sistema de áudio com tocador de CD, leitor MP3, entrada auxiliar, USB e navegador GPS, pode ser considerado modesto.
Velocímetro, conta-giros, marcador de combustível, odometro e temperatura do motor, os três últimos digitais, são de fácil visualização, não há leitura de consumo médio e instantâneo.
O teste drive saiu da Avenida Ibirapuera em São Paulo, com transito carregado. Nesta condição foi possível notar que ele oferece visualização compatível com um veículo deste porte. Sai da inércia e vai mudando as marchas sem trancos. O sistema de frenagem responde bem, até em situações mais bruscas.
Na rodovia, dirigi na Castelo Branco até São Roque, ele desenvolve velocidade de maneira rápida. Com média de 100 km/h o motor atinge 2.100 rpm , já a 120 km/h o conta-giros chega a 2.500 rpm, ou seja, sem forçar.
A direção elétrica esta bem calibrada e o mesmo ocorre com o câmbio de 6 marchas. Bom também o acerto das suspensões, atende as necessidades de quem precisa de um veículo para uso misto
A expectativa é de comercializar em média 1.700 unidades por mês do New iX 35.