Novo T5 chega para disputar o concorrido segmento dos utilitários esportivos compactos, com motor flex 1.5L e câmbio manual de 6 marchas
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Em São Paulo, dia 26/02, a imprensa especializada brasileira conheceu o Jac T5.
O modelo é importado da China, comparado aos outros veículos comercializados pela marca no País, ele teve evolução tecnológica e de acabamento.
O visual dianteiro contempla uma grande grade frontal, com faróis que avançam lateralmente nos para-lamas. Capô com vincos que formam um ‘V’, o para-choque na cor do carro integra o conjunto, a parte inferior é pintada na cor preta e as luzes de neblina aparecem nas laterais da peça.
A vista lateral mostra uma grande área envidraçada, um vinco descendente que começa na lanterna traseira, passa por cima das maçanetas e termina na porta. Na parte inferior a cor preta aparece para reforçar o toque de esportividade.
Na traseira as lanternas invadem a tampa que é inclinada, o para-choque é preto, com refletores nas extremidades.
O interior tem o quadro de instrumentos com dois mostradores hexagonais, velocímetro e conta-giros. No centro dos mostradores, luzes-espia e o computador de bordo.
O JAC T5 traz o sistema multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas, com câmera de ré. Possui conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB e SD Card. A função Link permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet através do touchscreen da tela HD.
Utiliza propulsor 1.5 16V VVT JetFlex com comando variável, sua potência é de 125 cv (G)/ 127 cv (E) a 6.000 rpm. O torque é de 15,5 kgfm (G)/ 15,7 kgfm (E) a 4.000 rpm. A transmissão é manual de 6 marchas.
Seu comprimento é de 4.325 mm, com largura de 1.765 mm, altura de 1.625 mm e distância entre os eixos de 2.560 mm. A capacidade volumétrica do porta-malas é de 600 litros e o tanque recebe até 45 litros de combustível. A suspensão dianteira é independente, tipo McPherson, e a traseira semi-independente, com eixo de torção.
Impressões ao dirigir
O teste drive promovido pela Jac Motors para o T5 aconteceu entre a Avenida Aricanduva, Zona Leste de São Paulo, até Riviera de São Lourenço em Bertioga, litoral norte. No trajeto foi possível experimentar as muitas qualidades do modelo.
Os bancos são confortáveis, volante de boa empunhadura. O posicionamento dos instrumentos e bom de fácil visualização, porém, escuro o ideal e andar com pelo menos as lanternas acessas.
O motor 1.5 tem bom arranque, desenvolve velocidade facilmente. O câmbio é de engate macio e preciso. Nas imperfeições do asfalto a suspensão corresponde bem, proporciona conforto aos ocupantes, inclusive nas curvas.
Em velocidade média de 120 km, sexta marcha, na rodovia, o motor estabiliza em 2.500 rpm. O Jac T5 chega para disputar o concorrido segmento dos SUV’s compactos em pé de igualdade com os principais concorrentes.
Preços e versões
O preço sugerido do Jac T5 é de R$ 59.990 (Pack 1), traz de série o ar-condicionado digital e automático, vidros elétricos, trava central e retrovisores com acionamento elétrico, alarme antifurto, TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), sistema que identifica quando algum dos pneus está com calibragem 20% abaixo da recomendada e acusa no painel, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, sensor de estacionamento, sistema ABS, BOS (pedal inteligente de freio, que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente.
Ainda, computador de bordo com funções de consumo instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e cronômetro, faróis com regulagem elétrica de altura e acendimento automático (sensor crepuscular), entre outros.
A opção seguinte custa R$ 64.990 (Pack 2) tem a mais, rodas de liga leve aro 16, faróis de neblina dianteiros e traseiro, rack no teto, HSA (Hill System Assist) ou Assistente de Partidas em Aclives. O topo de linha sai por R$ 69.990 (Pack 3), além dos itens do Pack 1 e Pack 2, vem com bancos revestidos em couro, Kit multimídia mirror link e tela de 8 polegadas e câmera de ré.
A versão do T5 com câmbio automático CVT esta prevista para chegar em outubro e a Jac Motors montará o SUV na fábrica que está em construção na cidade de Camaçari (BA).