Picape compacta da VW tem nova identidade visual, recebeu equipamentos, os materiais de acabamento foram aprimorados e as suspensões passaram por ajustes
Texto: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação- AA Imagens
Dia 16/03 a Volkswagen mostrou para a imprensa especializada a linha Saveiro 2017. A picape compacta recebeu novo design inspirado nas linhas da Amarok e Tourag, assim, passou a ter identidade própria, descolou-se dos irmãos Gol e Voyage.
O capô recebeu vincos, o conjunto ótico tem linhas retangulares, a grade ficou maior, mais alta e o para-choque também é novo. A entrada de ar cresceu e o espaço para as luzes de neblina não é mais redondos.
No interior, mudaram o desenho do painel, assim como os materiais de acabamento. Recebeu os sistemas multimídia que espelham smartphones e tabletes.
Por tratar-se de um veículo com vocação para o trabalho, as suspensões foram recalibradas, o que deixou a picape mais alta, isso, segundo a fabricante, para atender a sugestão dos clientes.
Entre os equipamentos de segurança tem o ESC (controle eletrônico de estabilidade) e freios ABS off-road.
A versão de entrada passa a ser a Robust, nela o painel de instrumentos não mudou, com cabine simples, tem preço sugerido de R$ 45.530. Entre os equipamentos de série traz o protetor de caçamba, banco do motorista com ajuste de altura, indicador de troca de marcha, para-sol com espelho para motorista e passageiro, barra para apoio de carga no teto e rodas de aço de 15 polegadas com pneus 205/60 R15, entre outros itens. A VW oferece como opcional os vidros e travas elétricas, chave tipo canivete, sistema de som com rádio AM/FM, CD –player, Bluetooth, mp3 player e entradas USB e Aux-in, além de terceira luz de freio, santantônio com grade de proteção da janela traseira e iluminação da caçamba.
A Trendline com cabine simples custa R$ 47.979, a estendida sai por R$ 52.730 e a dupla R$ 56.270. Nela a direção hidráulica, vidros com acionamento elétrico e travamento central são de série. Como opcional figuram o ar-condicionado, sistema de infotainment Media (que já conta com as funções básicas de conectividade, tais como Bluetooth com função streaming de áudio, entradas USB/ AUX-IN e para cartões de memória do tipo SD-card) e suporte para celular. Também são opcionais o sistema Composition Touch, volante multifuncional com comandos do sistema de som, suporte para celular, Park Pilot (sensor de estacionamento), faróis e lanterna de neblina, capota marítima, janela traseira corrediça (cabines simples e estendida), coluna de direção ajustável em altura e distância e rodas de liga leve de 15 polegadas Basalto, entre outros itens.
A Highline só e comercializada com cabine dupla ao preço de R$ 63.070, ela tem friso lateral cromado, além dos equipamentos da versão Trendline, vem com o ar-condicionado, faróis e lanterna de neblina, chave tipo canivete com controle remoto, coluna de direção ajustável em altura e distância, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, alarme Keyless, volante multifuncional (com controles do sistema de som e de telefonia), rodas de aço de 15 polegadas com pneus 205/60 R15, calotas Calcário e sistema de infotainment Media Plus. Como opcionais há o suporte para celular, banco de couro sintético, capota marítima, rodas de liga leve de 15 polegadas Basalto, tapetes de carpete, Park Pilot, sistema de infotainment Composition Touch ou Discover Media.
Estas opções utilizam o propulsor 1.6 Total Flex, sua potência é de 104 cv (E)/ 101 cv (G) a 5.250 rpm e o torque de 15,6 kgfm (E)/ 15,4 (G) a 2.500 rpm.
Como opção topo de linha, a fabricante oferece a Saveiro Cross (cabine estendida R$ 66.100/ dupla R$ 69.250), o motor é o 1.6L 16V MSI, que entrega potência de 120 cv (E)/ 110 cv (G) a 5.750 rpm e torque de 16,8 kgfm (E)/ 15,8 kgfm (G) a 4.000 rpm.
Nela há acessórios que imprimiram visual off Road, volante multifuncional revestido de couro, coluna de direção ajustável em altura e distância, rodas de liga leve de 15 polegadas (pneus 205/60 R15) e faróis com a função Coming & Leaving Home. Sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). Como opcionais há o suporte para celular, módulo navegação (Discover Media), pneus 205/60 R15 All Terrain (off-road), espelho retrovisor interno eletrocrômico (anti-ofuscante), controlador eletrônico de velocidade, sensores crepuscular e de chuva, revestimento dos bancos em couro sintético Native e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, entre outros itens.
Impressões ao dirigir
A Saveiro linha 2017, além do novo visual e sistema de entretenimento, teve as suspensões remodeladas. Segundo a VW, foi elevada, para atender pedido dos clientes que consideravam a picape baixa. Isso proporcionou maior ângulo de ataque, mas não comprometeu as condições de dirigibilidade e estabilidade.
AutoAgora testou a versão Trendline com motor 1.6 VHT, cabine estendida e simples, no trajeto entre Campinas, Águas de São Pedro e São Paulo.
No interior, o painel é de fácil visualização, o velocímetro ganhou marcação de 10 em 10 km e tem a opção de mostrador digital de velocidade. Comparada aos irmãos de arquitetura, Gol e Voyage, com o mesmo motor, a picape tem arranque mais lento. Afinal não podemos esquecer que é um veículo preparado para o trabalho, apesar de muitos compradores utilizarem como carro de passeio.
Desenvolve velocidade rapidamente, porém, perde um pouco de fôlego quando chega em uma subida. Na rodovia, velocidade média de 100 km/h o motor estabiliza em 2.500 rpm, em 120 km/h, ele vai a 3.000 rpm.
Com a caçamba vazia é estável nas curvas e o sistema de frenagem eficiente, diferente do Gol e Voyage, utiliza discos nas quatro rodas, enquanto que o hatch e sedã da família têm tambores na traseira.
A suspensão elevada faz com que ela enfrente as valetas e lombadas de maneira mais suave, sem raspar a frente e melhorou muito ao encarar barro e trechos com terra.
A organização do evento incluiu terra no trajeto, com chão batido, subidas e descidas, com muita lama. A Saveiro passou com louvor, como se fosse um veículo de tração nas quatro rodas.
Já no Campo de provas da Bridgestone, foi possível testar vários dos equipamentos que são de série na versão Cross, como o controle de tração, estabilidade e sistemas de frenagem.
No slalom e frenagem forte com a pista molhada, ela saiu-se bem, os equipamentos funcionam, proporcionam maior conforto e segurança ao motorista.
A Saveiro 2017 ficou mais confortável e melhor para dirigir.