Produzido em Jacareí, o compacto da fabricante chinesa Chery recebe atualização, ganha novo visual e o motor ficou mais potente
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Dia 14 de abril, a fabricante chinesa de veículos Chery, mostrou para a imprensa especializada em Tuiuti (SP), o compacto Celer nas versões hatch e sedã. O carro é fabricado no Brasil, na recém-inaugurada unidade produtiva de Jacareí (SP).
Seu design foi desenvolvido pela equipe de pesquisa brasileira da empresa. O visual é mais moderno e robusto que o da geração anterior. Recebeu um conjunto ótico alinhado as tendências mundiais, luzes de Leds nas lanternas traseiras e novo desenho para o painel de instrumentos.
As dimensões das duas versões são semelhantes, só muda no comprimento, 4.188 mm para o hatch e 4.333 no sedã. O restante é igual, entre-eixos de 2.527 mm, largura de 1.686 mm e altura de 1480 mm. A capacidade volumétrica do porta-malas é de 380 litros (hatch)/ 450litros (sedã).
A suspensão dianteira é do tipo McPherson com mola helicoidal, amortecedor telescópico de dupla ação. Na traseira, semi-independente com braço oscilante longitudinal. Os freios dianteiros são a discos ventilados e os traseiros a tambor.
Impressões
O teste drive promovido pela Chery para a imprensa especializada brasileira, das versões hatch e sedã, aconteceu na pista do Haras Tuiuti. O local foi projetado para oferecer as condições que o motorista encontra no dia a dia pelas ruas das cidades, com retas, curvas, subidas e descidas.
No interior, o carro oferece conforto, o painel de instrumentos é fácil de visualizar, banco macio e volante de boa empunhadura.
Em ambos as condições de dirigibilidade são semelhantes. Após girar a chave e ligar o motor percebe-se um ronco suave. Ao engatar a primeira marcha, a alavanca oferece certa resistência, e um ruído quase que imperceptível quando a marcha é engatada. Mas isso não acontece só na primeira é comum nas 5, a sensação é de que foi colocado de propósito para o motorista ter certeza de que engatou.
Ele sai da inércia lentamente, e vai desenvolvendo velocidade progressivamente, na terceira marcha o motor esta cheio e ele fica esperto. Na pista foram colocados cones para o teste de slalon, tanto o hatch como o sedã mostraram boa desenvoltura, o segundo inclusive não saiu de traseira, o que mostra que tem a suspensão bem ajustada. No restante do percurso, retas, curvas, acelerações e desacelerações, mostrou desenvoltura, porém as características do veículo privilegiam o uso urbano. Sua calibragem é para oferecer conforto aos ocupantes no anda e para do transito carregado das grandes cidades.
O novo Celer da Chery, opção hatch e sedã traz de série: Ar-condicionado, computador de bordo, espelhos retrovisores, travas e vidros elétricos nas quatro portas, air bag duplo, faróis com ajuste elétrico, direção hidráulica, freios ABS/EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e sensor de estacionamento traseiro. Também desenvolveram o sistema multimídia Chery Media System (Rádio AM/FM, CD Player, MP3 e entrada USB).
Segundo a fabricante, as fornecedoras Bosch e Delphi foram parceiras nas calibrações do motor para oferecer um produto adequado a realidade brasileira. O propulsor é o ACTECO 1.5 16V Flex, ele entrega potência de 113 cv (E)/ 109 cv(G) a 6.000 rpm e torque de 15,49 kgfm (E)/ 14,28 kgfm (G) a 4.000 rpm. Completa o trem de força a transmissão manual de cinco velocidades.
O novo Celler fabricado no Brasil tem preço sugerido de R$ 38.990 opção hatch e R$ 39.990 carroceria sedã. A versão Act custa R$ 40.990 (hatch)/ R$ 41.990 (sedã). A expectativa da fabricante é de comercializar 10.000 unidades do carro até o final de 2015.