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Sedã médio da Chevrolet Cruze recebe novo desenho, motor com injeção direta, turbo compressor, Start/Stop, para aumentar a performance e diminuir o consumo de combustível
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Em São Paulo, dia 31/05, a Chevrolet mostrou para a imprensa especializada a segunda geração do sedã médio Cruze.
A dianteira recebeu faróis com luzes de LED, uma pequena grade superior com o ‘gravata’ símbolo da marca. Na parte inferior outra grade maior e no para-choque as luzes de neblina nas duas extremidades.
Nas laterais, a curvatura do teto na parte traseira lembra a utilizada nos modelos cupê. Um vinco descendente que nasce na lanterna e termina na porta, e ainda um vinco na parte de baixo. No para-lama, vinco arredondado que emenda no farol.
Várias mudanças no desenho da traseira, a tampa tem aerofólio, as lanternas são bipartidas, o para-choque na cor do carro integra o conjunto como se fosse uma peça só, nas duas extremidades, refletores.
O interior mantém o conceito dual-cokpit que separa a área do painel destinada ao motorista e ao passageiro, mas com um novo desenho. A direção com assistência elétrica tem regulagem de altura e profundidade. O volante multifuncional, agora utiliza teclas na parte dianteira e traseira.
O quadro de instrumentos traz os principais dados do veículo e pode vir com um computador de bordo de última geração. Conta com tela colorida de 4,2 polegadas e cinco modos de visualização: informações gerais do veículo, como pressão dos pneus, vida útil do óleo e distância do carro da frente.
Informações do sistema de áudio, do sistema de telefonia, sistema de navegação e um menu configurável que permite, por exemplo, exibir a velocidade de maneira digital. Função ECO que auxilia o motorista a dirigir de maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. Ainda é possível consultar o desempenho do carro nos últimos 50 quilômetros percorridos.
No multimídia de última geração, Android Auto e Apple CarPlay, tela de 8 polegadas de alta definição capacitiva, navegador embarcado e comando de voz. A nova geração do Cruze chega com Stop/Start, que desliga o motor quando ele para no semáforo e sistema de auxilio de estacionamento.
Tem comprimento de 4.665 mm, distância entre eixos de 2.700 mm e largura de 2.042 mm. No compartimento de bagagem a capacidade é de 440 litros e o tanque de combustível recebe até 52 litros.
O coração mudou, saiu o propulsor 1.8L, agora o utilizado é um compacto 1.4L. Ele tem turbocompressor, injeção direta de combustível, cabeçote com coletor de escape integrado. O bloco e cárter são de alumínio e o comando de válvulas variável. Sua potência é de 150 cv (G) a 5.600 rpm / 153 cv (E) a 5.200 rpm. O torque é de 24 kgfm (G) a 2.100 rpm/ 24,5 kgfm (E) a 2.000 rpm.
A transmissão é automática de 6 velocidades, com Active Select para trocas manuais.
Impressões ao dirigir
No evento de lançamento, a Chevrolet promoveu o teste drive entre as cidades de São Paulo e Indaiatuba, onde está localizado o Campo de Provas da Cruz Alta que pertence a marca. Entra as atividades demonstraram os equipamentos e sistemas de auxilio ao motorista incorporados ao sedã.
Ao entrar no carro, a primeira impressão é de que é um modelo que te veste. Esta sensação ocorre graças ao conceito dual-cokpit. O banco é confortável, fácil de ajustar.
O painel de instrumentos com várias informações tem os controles intuitivos, o motorista usando a lógica vai desbravando os vários menus disponíveis.
Ao acionar o botão de partida, o som fica para o lado de fora, não invade a cabine, o que comprova o bom trabalho feito pela engenharia em isolamento acústico.
Pisar no acelerador é prazeroso, o arranque é forte, lembra o de propulsores com mais cavalaria.
Desenvolve velocidade de maneira rápida e constante. A relação de marchas do câmbio automático está acertada. As trocas ocorrem sem que os ocupantes percebam, ou seja, não há trancos, mesmo em situações de ultrapassagem, quando o acelerador é mais exigido.
No Campo de Provas, a marca promoveu um exercício onde o controle de estabilidade é exigido. E o carro saiu-se muito bem. Nesta primeira avaliação, o novo Cruze com motor turbo, mostrou-se apto para atender quem necessita das qualidades e espaço de um sedã, mas não abre mão da esportividade.
Preços e versões Chevrolet Novo Cruze
LT R$ 89.990
- Airbags frontais e laterais
- Cintos de segurança de 3 pontos
- Controle de tração
- Controle eletrônico de estabilidade
- Luz de condução diurna
- Sistema de Isofix fixação de cadeirinhas
- Sistema de freios com ABS, EBD e PBA
- Roda Liga Leve 17”
- Acabamento Premium
- Farol neblina
- Ar-condicionado eletrônico
- Coluna de direção com regulagem de altura e profundidade
- Controlador de velocidade de cruzeiro
- Direção Elétrica Progressiva
- Computador de bordo com 3 modos
- Volante multifuncional
- Sistema de som de alta definição
- Transmissão automática
- OnStar
- Sistema de monitoramento da pressão dos pneus
- Painel Soft Touch
- Câmera de ré
- Assistente de partida em aclive
- Retrovisores externos com aquecimento
- MyLink 2 com tela de 7”
- Alerta de Valet
- Navegação por setas no painel com comando de voz
- Sensor de estacionamento traseiro
- Modo ECO
- Stop/Start
LTZ 1 R$ 96.990
- Airbags de cortina
- Luz de condução diurna em LED
- Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
- Chave eletrônica Easy Entry
- Espelho retrovisor interno eletrocrômico
- Espelhos retrovisores externos elétricos com rebatimento elétrico
- Partida sem chave
- Sensor de chuva
- Sistema de luz “leve-me” e “siga-me”
- Sistema de partida do motor por controle remoto
- Regulagem altura dos faróis
- Detalhes das maçanetas e grade cromados
- Tapete de carpete
- Sensor de estacionamento dianteiro
- Roda Liga Leve 17”escurecidas
- Computador de bordo com tela colorida e 5 modos
- MyLink 2 com tela de de 8” navegador 3D
- Ícone OnStar no multimídia
- Descança-braço central dianteiro deslizante
LTZ 2 R$ 107.450