O visual do hatch médio da Ford passa a ser igual ao do comercializado na Europa e Estados, as alterações contemplaram ainda a suspensão e direção elétrica
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
A a imprensa especializada brasileira e argentina, conheceu o Focus hatch linha 2016 na capital do Ceará, Fortaleza, dia 24/06. O visual dianteiro do carro foi todo modificado, a grade central cresceu e os faróis também. Os designers mudaram ainda na parte traseira, detalhes do para-choque, tampa do porta-malas e lanternas.
A versão de entrada SE 1.6 tem preço inicial de R$ 69.900, utiliza propulsor 1.6L Sigma Flex TiVCT. Sua potência é de 135 cv (E)/131 cv (G), o torque chega a 16,7 kgfm a 5.250 rpm (E)/ e 16,2 kgfm a 3.000 rpm (G), a transmissão é manual de 5 velocidades.
Vem de série com, rodas de liga leve de 17”, sistema AdvanceTrac, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, sistema de conectividade SYNC com tela colorida de 4,2”, AppLink e Assistência de Emergência. Faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, chave programável MyKey e ar-condicionado. Com mais R$ 2.000, o consumidor pode optar pela versão SE Plus 1.6, que acrescenta: rodas de liga leve 17” exclusivas, airbags laterais, bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade e ar-condicionado automático digital de dupla zona.
Na opção 2.0L o motor é o Duratec Direct Flex TiVCT, a injeção de combustível é direta na câmara de combustão. Sua potência é de 178 cv (E)/ 175 cv (G) a 6.500 rpm e o torque de 22,5 kgfm (E)/ 21,5 kgfm (G) a 4.500 rpm. O 2.0L está disponível só com transmissão automática de dupla embreagem, o preço inicial da versão SE Plus é de R$ 78.900. Já a opção Titanium sai por R$ 86.900.
O topo de linha, versão Titanium Plus 2.0 AT, traz assistente de frenagem autônomo (na velocidade de 30 km/h, freia o carro quando um obstáculo entra na frente), faróis bi-xenon adaptativos, sistema de estacionamento automático de segunda geração, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar elétrico, custa R$ 95.900.
A engenharia trabalhou a dirigibilidade do carro, a direção elétrica ganhou nova calibração. A curva de assistência ficou mais refinada. O hatch utiliza suspensões independentes nas quatro rodas. A dianteira é do tipo McPherson, e ganhou nova geometria, os elementos foram redesenhados e de maior espessura. Mudaram também as buchas, o composto de borracha ficou mais rígido.
As vendas começam em agosto, mas a Ford oferece descontos durante três meses, a partir de julho, para os proprietários do Focus 2014/2015, que tiverem interesse em trocar pelo modelo 2016.