Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Em São Paulo, dia 23/02, a VW mostrou para a imprensa especializada o novo Gol e novo Voyage. Os modelos compactos passaram por sutis modificações visuais e de motorização.
O formato dos faróis continua os mesmo e recebeu linhas sextavadas no interior. No para-choque dianteiro a grade inferior cresceu, as luzes de neblina receberam formato arredondado. Nas laterais um novo vinco que corta a carroceria de ponta a ponta, as rodas e calotas receberam novo design.
Já a parte traseira do Gol foi totalmente redesenhada. A tampa traseira recebeu duas linhas que se conectam com o interior das lanternas. O vidro traseiro tem novo formato. E as lanternas são maiores em relação ao modelo anterior e passam a ter desenho tridimensional. O para-choque traseiro também é novo, assim como os refletores na parte inferior.
No interior foram feitas as maiores modificações. O painel foi redesenhado, as saídas de ar receberam formas retangulares. Os instrumentos das versões Comfortline e Trendline tem marcador de temperatura e mostrador de combustível digital. No Highline eles são mecânicos e no centro o display com as informações do computador de bordo.
Gol e Voyage chegam com os novos sistemas multimídia incorporados pela VW.
O Media Plus conta com Bluetooth, streaming de áudio, entradas USB/ AUX-IN e cartões de memória SD-card e leitor de CD. Ele pode ser combinado aos recursos Park Distance Control (exibindo em sua tela a silhueta do veículo em manobras de estacionamento) e volante multifuncional, com desenho semelhante ao do Novo Golf e do Novo Passat.
O Composition Touch é ofertado nas versões Comfortline e Highline. Ele proporciona a reprodução e operação da tela do telefone celular (smartphone) diretamente na tela colorida e de alta resolução do sistema de infotainment, como se fosse um espelho. Oferece tela colorida de 5” de alta resolução sensível ao toque, com leitor de mensagens (SMS). É compatível com o sistema MirrorLink, com a plataforma Android.
No Discover Media a navegação é integrada, tela colorida de alta resolução com 6,33” sensível ao toque (com sensor de aproximação), e conectividade por meio da tecnologia Volkswagen App-Connect. É possível parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente e operar telefone e áudio (streaming). A central permite a leitura de texto (SMS) nos alto-falantes. Ainda é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, enviada em formato SMS. Ainda é possível adicionar navegação com o MapCare, com atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo. Le fotos, vídeos e músicas em diversos formatos.
Gol e Voyage receberam o propulsor 1.0L três cilindros da família EA211, com potência de 75 cv (G)/ 82 cv (E) a 6.250 rpm.
O torque máximo é de 9,7 kgfm (G)/10,4 kgfm (E) distribuídos na faixa de rotação de 3.000 rpm a 3.800 rpm. O mais forte é o 1.6L Total Flex que entrega potência de 101 cv (G)/ 104 cv (E) a 5.250 rpm. Seu torque é de 15,4 kgfm (G)/ 15,6 kgfm (E) a 2.500 rpm. O câmbio manual de 5 velocidades equipa todas as versões, o automatizado IMotion é oferecido no 1.6L.
No lançamento do novo Gol, avaliei a versão Highline equipada com propulsor 1.0L 3 cilindros. O teste drive iniciou em São Paulo, na região de Santo Amaro e passou pelas rodovias Bandeirantes e Marechal Rondon, até a cidade de Itu, com três ocupantes.
Por fora as modificações feitas no visual do carro agradam. A nova grade frontal deixou o hatch com visual esportivo e as lanternas traseiras estão em harmonia com as linhas adotadas.
A parte interior ficou mais requintada com o novo painel. Mudaram os instrumentos, o velocímetro ganhou marcação de velocidade de 10 em 10 km, o marcador de combustível está junto com o velocímetro e o de temperatura com o conta-giros.
Mantiveram no centro o mostrador das informações do computador de bordo, onde também aparece a velocidade digital. As mudanças não atrapalharam a visualização. Já o painel do novo sistema de infotainment é mais fácil de ser visualizar no lado do passageiro. Talvez projetado desta maneira para obrigar o motorista a utilizar o comando de voz e assim manter a atenção ao dirigir.
Na motorização, o 3 cilindros está bem ajustado no Gol. O arranque não é tão rápido como o do up!, porém é muito mais esperto que o anterior de 4 cilindros. As relações de marchas ficaram bem acertadas, proporcionam trocas macias e precisas. Ao sair da inércia na rodovia é necessário acelerar aos poucos, fazer ele ganhar velocidade gradativamente.
Com velocidade de 120 km/h estabiliza facilmente com giro na casa dos 3.200 rpm. Quando necessário ultrapassar, na reta, é só apertar um pouco mais o acelerador que ele responde prontamente.
Você só vai lembrar que tem o 1.0L de 3 cilindros embaixo do capô, quando encontrar uma subida. Nestas condições foi necessário reduzir a marcha e esperar ele embalar novamente.
O Gol com este propulsor surpreendeu, anda muito bem, se um motorista entrar no carro sem saber qual é o coração do modelo, vai dirigir por um bom tempo, acreditando que está num veículo 1.6L.
O Gol Trendline 1.0L R$ 34.890)/ 1.6L R$ 40.190.
Voyage Trendline 1.0L R$ 40.990/ 1.6 R$ 44.590.
Entre os equipamentos de série traz: direção de assistência hidráulica, limpador/lavador e desembaçador do vidro traseiro (Gol), vidros dianteiros e travas com acionamento elétrico, banco do motorista com regulagem de altura, rodas de 14 polegadas, pneus 175/70 (1.0L) ou 185/65 (1.6L).
Gol Comfortline 1.0L R$ 42.690/ 1.6L R$ 47.490 (câmbio manual)/ R$ 50.790 (câmbio I-Motion).
Voyage Comfortline 1.0L R$ 46.690/ 1.6L R$ 49.490 (câmbio manual)/ R$ 53.090 (câmbio I-Motion).
Tem a mais, volante multifuncional com controles de áudio e telefone, ar-condicionado, computador de bordo, sistema de áudio Media Plus, para-sóis com espelho iluminado, tampa do porta-malas com abertura elétrica, repetidores das luzes de direção nos retrovisores, faróis de neblina, rodas de 15 polegadas, pneus 195/55.
Gol Highline 1.6L R$ 51.990 (câmbio manual)/ R$ 55.290 (câmbio I-Motion).
Voyage Highline 1.6L R$ 55.290 (câmbio manual)/ R$ 58.590 (câmbio I-Motion).
Nesta versão incluíram, sistema de áudio Composition Touch, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, aletas para as trocas de marcha (I-Motion), retrovisores elétricos, sensores de estacionamento traseiros e rodas de liga-leve15”.
Para comemorar a chegada do novo Gol, a VW tem a série especial Connect na cor azul Lagoon ele custa R$ 45.190 (1.0L)/ R$ 49.990 (1.6L manual)/ R$ 53.290 (1.6L I-Motion).