Carro compacto da fabricante japonesa recebe painel digital, novos motores, câmbio manual de 6 marchas, automático de quatro velocidades e nova calibragem na suspensão
Por: Edison Ragassi/ Fotos: AA Imagem- Divulgação
Dia 20 de abril, em Mogi das Cruzes (SP), a Toyota lançou a linha 2017 do compacto Etios, o desenho da carroceria não recebeu modificações.
Os faróis são em formato de gota, a grade na mesma cor do carro com o logo da Toyota no centro. Para-choque na cor do carro, com entrada de ar inferior e nas extremidades as lâmpadas de neblina.
As laterais com vincos que saem das lanternas traseiras, passam por cima das maçanetas e terminam no inicio dos para-lamas dianteiros.
Na traseira, aerofólio no teto, vinco na tampa, logo no centro, lanternas embutidas nas colunas e para-choque na mesma cor do veículo. Para melhorar a aerodinâmica, recebeu protetores nas caixas de rodas, um item que o comprador do Etios só vai perceber que foi colocado se olhar embaixo do carro.
Já o painel de instrumentos é novo. Deixou de ser analógico e passou a digital, ele utiliza um display de 4.2 polegadas, com tecnologia TFT de alta resolução, segundo a Toyota, semelhante aos modelos da Lexus e do híbrido Prius, o chamado Toyota Smart Screen.
Dois grandes círculos reúnem as informações de bordo, o do lado direito mostra o conta-giros e o termômetro do motor. No lado esquerdo, o velocímetro e indicador de combustível. A tela exibe também diversas informações sobre condução, em projeção tridimensional. Entre elas, a marcha utilizada na transmissão automática.
A iluminação é clear blue no painel de instrumentos, para os indicadores de velocidade e rotação do motor, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado. A intensidade da luz pode ser regulada conforme a preferência do motorista. No assento traseiro, cinto de segurança de três pontos para o ocupante do meio.
Os propulsores foram modificados e agora são produzidos na fábrica de motores localizada em Porto Feliz, interior de São Paulo. O 1.3L Flexfuel Dual VVT-i DOHC 16 válvulas, entrega 98 cv (E)/ 88 cv (G) a 5.600 rpm, e torque de 12,8 kgfm (E)/ 12,3 kgfm (G) a 4.000 rpm.
Já o 1.5L Flexfuel Dual VVT-i DOHC 16 válvulas rende 107 cv (E)/ 102 cv (G) a 5.600 rpm, o torque é de 14,4 kgfm (E)/ 14,0 kgfm (G) a 4.000 rpm. Para esta motorização, o ganho em torque foi de 11% e de potência, 11 cv, em relação à versão anterior.
A transmissão manual passa a ser de 6 velocidades e a Toyota incluiu a opção automática de quatro marchas inclusive no modelo de entrada.
Em ambos os propulsores o sistema de auxilio para a partida a frio eliminou o tanque extra de gasolina e passou a utilizar bicos pré-aquecidos. Eles são construídos com bloco e cabeçote de alumínio e corrente sincrononizadora.
As suspensões, dianteira independente McPherson com barra estabilizadora e traseira com eixo de torção e barra estabilizadora, foram recalibradas para privilegiar o conforto dos ocupantes.
Impressões ao dirigir
No teste drive promovido pela Toyota, AutoAgora dirigiu a versão sedã X com câmbio automático e propulsor 1.5L. Desde o lançamento em 2012, o Etios mostrou-se um carro estável, macio, muito bem ajustado. Estas qualidades permaneceram. A recalibração da suspensão o fez ficar ainda mais na mão. É firme nas curvas, ultrapassa valetas e lombadas com muito conforto.
Apesar de ser de quatro velocidades, a relação de trocas do câmbio automático foi bem sincronizada, nas acelerações e retomadas não dá tranco. Na velocidade média de 100 km/h, não passa a sensação de que ele quer mudar de marcha, mas não tem.
Já o equipado com a transmissão manual de 6 marchas e motor 1.3L tem engates precisos. O trabalho da suspensão é o mesmo do automático, muito confortável tanto na rodovia como nos trechos urbanos. Abastecido com etanol, no uso misto (rodovia/ cidade), o computador de bordo mostrou consumo médio de 9,6 km/L.
E o painel está muito mais fácil de visualizar, ainda é necessário desviar o olhar para a direta, porém, graças ao recurso digital a visualização é plena, não deixa dúvidas de qual é a velocidade que o carro está.
Versões e conteúdo
A opção de entrada X do Etios traz de série: Toyota Smart Screen, computador de bordo, antena externa do tipo short pole, descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática) e banco traseiro com encosto rebatível.
Direção eletroassistida progressiva (EPS) ar-condicionado, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas, console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro, para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro, alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico (o do motorista com função auto-down), travas elétricas, entre outros itens.
Na XS incluíram sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth, entradas auxiliar e USB, controle de velocidade de cruzeiro (versão automática), controle de áudio e do computador de bordo no volante, difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados, abertura do porta-malas por meio de um botão, bancos com tecido em duas cores, alto-falantes e tweeters, além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, o que possibilita o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível durante uma viagem.
A versão topo de linha é a XLS, tem ainda rodas de liga leve de 15 polegadas com novo desenho (nas versões X e XS as rodas são de 14 polegadas e revestidas por calotas), sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones, faróis de neblina, acabamento cromado na tampa do porta-malas, revestimento do volante em padrão couro, retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).
A opção Cross está disponível apenas com carroceria hatchback, se diferencia da XLS pelo design das rodas de liga leve, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro, jogo de tapetes com a inscrição Cross, além, dos apliques na carroceria que identificam a proposta aventureira.
Abaixo os preços sugeridos para cada versão:
Preços e versões
Toyota Etios 2017 Hatchback
X 1.3L 16V manual R$ 43.990
X 1.3L 16V automático R$ 47.490
XS 1.5L 16V manual R$ 48.995
XS 1.5L 16V automático R$ 52.495
XLS 1.5L 16V manual R$ 53.895
XLS 1.5L 16V automático R$ 57.395
Cross 1.5L 16V manual R$ 57.395
Cross 1.5L 16V automático R$ 60.895
Toyota Etios sedã 2017
X 1.5L 16V manual R$ 48.495
X 1.5L 16V automático R$ 51.995
XS 1.5L 16V manual R$ 51.695
XS 1.5L 16V automático R$ 55.195
XLS 1.5L 16V manual R$ 56.795
XLS 1.5L 16V automático R$ 60.295