Equipado com propulsor V8 de 4.2 litros, que entrega 450 cv de potência, chega ao Brasil o potente familiar alemão
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Já está nas concessionárias autorizadas Audi o RS4 Avant, com carroceria Station Wagon, modelo que no Brasil foi apelidado de perua, chega a sua terceira geração.
Entre as principais novidades está o propulsor V8 4,2 litros com 450 cv de potência disponíveis a 8.250 rpm e torque de 43,85 kgfm, disponível de 4.000 a 6.000 rpm.
Utiliza câmbio S Tronic de 7 velocidades, com dupla embreagem, pode ser usado no modo automático, também permite trocas manuais por meio da alavanca seletora ou dos shift-paddles no volante.
Para controlar toda esta potência, traz de série a tração quattro com diferencial traseiro esportivo que varia o torque para as rodas conforme a situação de curva. Também o diferencial central com engrenagem de coroa: este componente pode variar a distribuição de energia entre os eixos dianteiro e traseiro, com até 70 % para a dianteira ou 85 % para a retaguarda.
A configuração padrão 40:60, com predominância para traseira, assegura uma direção mais esportiva. O diferencial central autoblocante com engrenagem de coroa trabalha em conjunto com o sistema de vetorização do torque, que atua nas quatro rodas: se uma das rodas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape. Isso resulta em excelente tração para fazer uma curva, por exemplo.
A Audi oferece de série também no Brasil o diferencial esportivo no eixo traseiro, que distribui ativamente o torque entre as rodas traseiras para garantir ainda mais estabilidade e aderência do veículo em situações extremas. Outro equipamento para ajudar o motorista é o Launch Control (controle de largada), um sistema que gerencia a melhor tração das rodas na hora da saída e controla a faixa de rotação e o torque do motor.
O chassis traz muitos componentes da suspensão dianteira five-link e da suspensão traseira self-tracking trapezoidal-link feitos em alumínio. A nova direção assistida trabalha com um sistema eletromecânico. Também são novas as rodas em alumínio de 20 polegadas, com pneus 265/30, disponíveis com acabamento em titânio polido e novo desenho.
Os freios a discos ventilados são montados atrás das rodas e medem 365 milímetros de diâmetro na dianteira. O sistema possui anéis de fricção com contorno externo ondulado, perfurados e conectados aos freios de alumínio por meio de pinos. Segundo a Audi, o conceito reduz as tensões e rapidamente dissipa o calor, além de evitar a transmissão de picos de temperatura. As pastilhas são pintadas de preto e na dianteira levam o logo esportivo RS.
Além do programa eletrônico de estabilização ESP, que possui o modo Sport e pode ser totalmente desativado, o modelo vem equipado de série com o Audi Drive Select, que oferece ao motorista três modos de condução – Conforto, Automático e Dinâmico – que determinam características de direção, do câmbio de sete velocidades S Tronic e do acelerador. O sistema pode ainda variar o som do escapamento e do sistema de dupla embreagem, quando no modo Dinâmico.
Outra tecnologia de amortecimento disponível na nova RS 4 Avant é a suspensão esportiva com DRC (Dynamic Ride Control). Os amortecedores de um lado do carro são interligados diagonalmente com os do outro lado, por meio de uma válvula central. Assim, numa curva mais rápida, quando a suspensão dianteira do lado de fora da curva é comprimida, um fluxo de óleo é enviado ao amortecedor, por meio da válvula, para praticamente anular a rolagem da carroceria.
O resultado é aumentar a estabilização de toda a carroceria, melhorando a estabilidade em curvas e dando respostas mais precisas do volante. As características de amortecimento com este tipo de suspensão é variável, com a possibilidade de escolher três configurações disponíveis por meio do Audi Drive Select. Oferecido somente na versão Avant o preço sugerido para venda é de R$ 438.700.